Este artigo focaliza o saber pensenizar, um dos 6 saberes comunicativos propostos pela autora-pesquisadora na obra Comunicação Evolutiva nas Interações Conscienciais (Seno, 2013), aprofundando a análise da pensenização, explorando possíveis formas de equilíbrio da pensenidade e buscando aplicar o saber pensenizar durante as interações grupais. O objetivo deste trabalho é propor a obtenção do equilíbrio pensênico pela tríade pensar-sentir-expressar e avaliar os efeitos de cada item na pensenização multidimensional da conscin na vida cotidiana, sintetizados a partir das experiências da autora. A metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica associada à autopesquisa, auto e heterovivências, com autorreflexões da autora. Conclui com a proposta pessoal de técnica de amplificação do saber pensenizar (TASP) para auxiliar na qualificação da pensenidade e da coerência nas manifestações conscienciais.
Conscientia Ana Seno Vol 28 - N. 3 - Jul. / Set. 2024 (2024-07)
Este artigo visa sistematizar os estudos da especialidade Comunicologia, descrevendo a estrutura de campos possíveis de pesquisas comunicológica, com base na revisão bibliográfica conscienciológica existente, além de autores da área da Linguística e da Comunicação Social, em especial, e autoexperimentação da autora. A partir das bases teóricas apresentadas por Vieira (1999), pelo Paradigma Consciencial, a autora propõe 2 divisões: macroestrutura e microestrutura da Comunicologia, buscando facilitar estudos das subespecialidades e subdivisões. Conclui examinando temas avançados da Paralinguagem, tais como Paratelepatia, Conscienciês e Cosmoconsciência, descortinando desafios aos especialistas.
Conscientia Ana Seno Vol 27 - N. 3 - Jul. / Set. 2023 (2023-07)
Este artigo sintetiza temas de pesquisas da especialidade estudada pelo Colégio Invisível da Parapoliticologia, sendo apresentados 4 eixos temáticos: fundamentos, autoconscientização parapolítica, autopesquisa parapoliticológica e governança interassistencial. Os autores integram esse Colégio Invisível, no qual foram realizados vários estudos, debates, reflexões, gescons, desde sua fundação em 2013, para construir a cosmovisão e proposta de programa de pesquisa da especialidade, buscando a compreensão teática das manifestações políticas e parapolíticas das conscins em experiência no Planeta, na Era da Reurbanização Extrafísica.
Conscientia Ana Seno, Cilene Gomes, Marcelo Rouanet Vol 27 - N. 3 - Jul. / Set. 2023 (2023-07)
Este artigo contribui ao estudo da Parapoliticologia discutindo temas relacionados ao conceito Democracia, propondo análises pelas bases parapoliticológicas interdisciplinares pelos integrantes do Colégio Invisível da Parapoliticologia. Centra-se nas reflexões sobre os desafios à sustentação de holopensene democrático em comunidades e sociedade em geral. Propõe o desenvolvimento das habilidades comunicativas, associando-as à teoria da ação comunicativa do filósofo alemão Jürgen Habermas (1929‒). O artigo aponta para a necessidade do autoaprendizado parapolítico, questionando os comportamentos e condutas pessoais com vistas à autorreeducação consciencial e autoconscientização parapolítica contributiva para a reurbanização planetária.
Conscientia Aride Guinalli, Elisete Pagano, Ana Seno, Marcelo Rouanet, Cilene Gomes Vol 26 - N. 2 - 2022 (2022-04)
Este artigo tem o objetivo de apresentar estudo introdutório e estruturante da Recepciologia, com proposta pioneira da especialidade Recepciologia Comunicacional. Contribui para o campo de pesquisas da Comunicologia, dialogando com a Interaciologia e Grupocarmologia, com enfoque nos modos de recepção pela conscin das interlocuções, estímulos, fatos e acontecimentos derivados das interações conscienciais e com as múltiplas dimensões, incluindo a pluriexistencialidade, e o Cosmos. A partir dessa especialidade, a autora propõe a comunicação despertogênica derivada da qualificação e autogestão holossomática das diversas maneiras de recepção e reação, visando alcançar manifestação mais madura e focada na desperticidade.
Conscientia Ana Seno Vol 26 - N. 2 - 2022 (2022-04)
Este trabalho analisa resultados obtidos de 3 experimentos realizados no laboratório Serenarium nos anos de 2016, 2017 e 2018. Estabelece conexões entre os experimentos e destaca o efeito positivo de recins e melhoria de desempenho comunicativo pessoal. Propõe a autocomunicometria enquanto técnica para avaliar as manifestações comunicacionais durante as interações conscienciais buscando o preparo para a desperticidade.
Conscienciologia Aplicada Ana Seno Ano 22 - N.15 - 2022 (2022)
Este artigo apresenta proposta de aplicação da inteligência gesconográfica
associada à produmetria conscienciográfica, visando o incentivo e a qualificação
das produções de obras conscienciológicas, especialmente os livros. Apresenta
critérios para a mensuração da produmetria gesconográfica, indicando as
visões pró-produmetria e antiprodumetria relacionadas ao comportamento e às
fissuras da autopesquisa do ego autoral. Acrescenta as autovivências desta autora
na experiência do trinômio autora-revisora-editora, concluindo com informações
úteis sobre os facilitadores e bloqueadores do alcance da produmetria gesconográfica.
Os autores da Conscienciologia buscam aplicar a Inteligência Gesconográfica,
além da Inteligência Evolutiva, ao realizarem e publicarem suas gescons, incentivando os autorandos a se organizarem e a se dedicarem tempo e atenção aos procedimentos necessários para a escrita conscienciológica.Os autores da Conscienciologia buscam aplicar a Inteligência Gesconográfica, além da Inteligência Evolutiva, ao realizarem e publicarem suas gescons, incentivando os autorandos a se organizarem e a se dedicarem tempo e atenção aos procedimentos necessários para a escrita
conscienciológica.
Cet article propose un parallèle entre la communication et la pensénisation, selonles ressemblances de leurs complexités particulières, en présentant l’analogie des idéesde la pensée complexe (Morin) appliqués à la communication évolutive (Seno). La méthodeutilisée a été la révision de quelques concepts et leur expansion, selon le point devue de la spécialité conscienciologique communicologie. Les approches sont synthétiséesen tableaux pour faciliter la compréhension de la proposition de l’auteur. La complexitéde la communication y est discutée d’après le regard de la théorie du pensene(Vieira), en montrant l’influence réciproque entre les compétences communicatives etcelles relatives à l’acte de penséniser.
Conscientia Ana Seno Vol 25 - N. 1S - 2021 (2021-09)
Este artigo analisa os resultados de autopesquisa da autora por meio das inter-relações interdisciplinares Pensenologia-Comunicologia-Assistenciologia. Avalia a trajetória evolutiva quanto à compreensão do interesse pessoal desde cedo por temáticas relativas a esse trinômio, descrevendo o sinergismo lógico entre as especialidades. Propõe duas ferramentas conscienciométricas para aprofundamento da autopesquisa: autopensenometria e autocomunicometria, facilitadoras da autoinvestigação precedendo a autossuperação. Conclui refletindo sobre os efeitos intraconscienciais e comportamentais da aplicação da autopesquisa interdisciplinar, ademais das implicações da interdisciplinaridade das 3 especialidades.
Conscientia Ana Seno Vol 25 - N. 3 - 2021 (2021-07)
Este artigo aborda o atributo mentalsomático da atenção e sua importância no momento da escrita, em especial durante a inclusão da Bibliografia Específica Exaustiva - BEE. A partir da crescente necessidade de elaboração das referências bibliográficas nas gescons (artigos, verbetes, capítulos e livros), esta autora experimentou maneiras de redigir a BEE de modo produtivo e autodesassediante, desenvolvendo a atenção concentrada, o detalhismo e a exaustividade. Observou-se aumento e qualificação desses atributos, com ampliação da cognição e habilidades mentaissomáticas.
Este artigo propõe a autocomunicometria parapsíquica enquanto instrumento complementar à Folha de Avaliação n. 58, do Conscienciograma (Vieira, 1996), objetivando auxiliar a reflexão e o raciocínio para obtenção das notas às questões. Apresenta 10 novas questões elaboradas segundo os parâmetros da emissibilidade e da receptividade no processo comunicativo. Descreve o modus pensanti para as autorreflexões por meio da aplicação simultânea de técnicas autoconsciencioterápicas (Autoenfrentamento do Mal-estar e Qualificação da Intenção) (Takimoto, 2006, p. 20 e 21) para alcançar o aprofundamento e autavaliação mais próximo ao comportamento manifestado no cotidiano quanto ao desempenho comunicativo.
Este trabalho discute a interação autocientificidade-autovivência aplicada à grupalidade. Diferencia autoconhecimento de autopesquisa, ressaltando a importância de maior cientificidade nas autovivências. A partir do desenvolvimento dos principais atributos presentes na tridotação consciencial (intelectualidade-parapsiquismo-comunicabilidade), são propostas questões para autoavaliação conscienciométrica visando à qualificação da autocientificidade. As interações grupais proporcionam espelhamento
consciencial, exigindo autocrítica e reciclagens intraconscienciais para elevar a maturidade consciencial pessoal e grupal refletindo na cientificidade de seus integrantes. Conclui considerando a tridotação consciencial a principal ferramenta para melhora mentalsomática e da autocientificidade.
Conscientia Ana Seno, Lia Tedesco Vol. 24, N. 2 (2020) (2020-04)
Resumo: Este artigo estuda as formas de autoexpressão durante interlocuções cons cienciais, buscando analisar tipos de reações e comportamentos comunicativos manifestos durante conversação com divergência de ideias e opiniões. Descreve os modos mais comuns de reação, demonstrado pela autoexpressão do éthos consciencial, fator determinante para a definição do perfil de campo holopensênico interlocutório instalado, se mais pacífico ou se mais belicista, propondo o uso do éthos assistencial. Apresenta reflexão e exemplos essoais quanto às posturas internas e externas revela doras do tipo de aceitação dos fatos e ideias alheias, se aceitação autêntica ou se aceitação inautêntica, além de considerar as repercussões de tal escolha e o posicionamento perante o outro e a si mesmo.
Conscienciologia Aplicada Ana Seno Ano 20 – N.13 – 2020 (2020)
Este estudo detalha a aplicação da Técnica das 11 Perguntas Técnicas na elaboração da essência do conteúdo a ser abordado em projeto de escrita de livro. Indica o modo de aplicar a técnica, seus pormenores e benefícios. Apresenta 5 condições para a conquista do autodesassédio mentalsomático e 5 fatores mais comuns de instalação do autoassédio mentalsomático e conclui indicando rotinas úteis e modos de pensar desassediantes.
A finalidade deste artigo é propor autopesquisa a partir das diversas inter-relações em diferentes grupos de mesmo holopensene e com o mesmo objetivo evolutivo. Para a escrita do estudo foram utilizadas as técnicas descritas, além de consulta bibliográfica
existente nas publicações conscienciológicas. Descreve o campo de pesquisa para a conscin automotivada em evoluir e superar trafares aplicando instrumentos, técnicas e método para estruturar e otimizar a autopesquisa. Sugere a Técnica do Espelhamento
Grupal para a conscin administrar a própria singularidade consciencial pelo autoconhecimento profundo e qualificar as inter-relações pela comunicação evolutiva proporcionando grupalidade sadia e produtiva.
Conscientia Ana Seno Vol 23 - N. 3 - 2019 (2019-07)
Este estudo descreve o histórico das principais realizações e resultados desde uma década de existência da Técnica do Autovivenciograma, criada e aprimorada pelos voluntários da Associação Internacional para a Evolução da Consciência (ARACÊ). Usando método de levantamento e consolidação de informações institucionais, publicações e depoimentos, são listados os eventos atuais nos quais está incluída a aplicação da referida técnica, com aprimoramento e ampliação do seu uso, no Campus ARACÊ e na Comunidade Conscienciológica Cosmoética Internacional (CCCI). Conclui ponderando benefícios alcançados e desafios nas próximas etapas das pesquisas conscienciológicas.
Conscientia Ana Seno Vol 22 - N. 2 - 2018 (2018-04)
Nesse estudo, apresenta-se a proposta de autoinstalação de pensenosfera autoral homeostática caracterizada pelo holopensene mentalsomático homeostático, produtivo, sereno e favorável à produção escrita pela conscin-autora. Indica as condições conscienciais e ambientais para a instalação desse holopensene conscienciográfico, visando blindar o local de trabalho e de estudo do(a) autorando(a). Propõe técnicas conscienciológicas para o alcance da meta de autoinstalação de pensenosfera autoral homeostática a partir da aplicação de novas rotinas úteis e neo-hábitos focados na grafopensenidade. Conclui apontando para a importância de conexão interdimensional com amparadores técnicos de função durante a sustentação do holopensene sereno, equilibrado, homeostático e produtivo para gescons pessoais.
Este artigo analisa experiências no uso de megatrafor pessoal da comunicabilidade escrita e autoaprendizados interassistenciais com os atendimentos de Preceptoria da Escrita, oferecida pela Associação Internacional para a Evolução da Consciência – ARACÊ, de janeiro a dezembro de 2016. Indica as pontoações desses atendimentos, o perfil dos preceptorandos, as necessidades observadas e a interassistência preceptor-preceptorando. Apresenta o entendimento e proposta da função do Agente de Sustentação Ortografopensênico para a instalação e consolidação do campo da pesquisa e da grafopensenidade na formação da Cognópolis Pedra Azul, no Espírito Santo. Conclui analisando os avanços pessoais na autocapacitação assistencial utilizando o trafor da comunicabilidade escrita na grafopensenidade tarística e na busca da condição do serenismo.
Este artigo analisa o investimento na autodesassedialidade por meio do uso cosmoético da pensenidade pessoal no cotidiano. O objetivo é expor o processo pensênico vivenciado pela autora perante situações e comportamentos durante inter-relações pessoais, apontando como hipótese de entrada em padrão de autoassédio o uso frequente do mecanismo de defesa da projeção. O método utilizado é a análise de possíveis formas de reciclar os vícios pensênicos e o modo de funcionamento da pensenidade por meio da aplicação da técnica da diferenciação pensênica e da técnica da autocrítica lúcida. Propõe ações profiláticas e investimento no trinômio autodiscernimento-autocosmoética-interassistencialidade enquanto maneira de autopensenizar e de expressar as condutas pessoais para se alcançar maior holomaturidade consciencial.
Conscientia Ana Seno Vol 20 - N. 2 - 2016 (2016-04)
Este artigo aborda a importância e os benefícios da escrita para a conscin intermissivista. Apresenta breve histórico da escrita do primeiro livro da autora, destacando os acréscimos evolutivos decorrentes. Destaca os fundamentos da Grafopensenologia enquanto fomentadora da escrita da autopesquisa endovisionária e sua função assistencial, incluindo a importância da aquisição e expansão do léxico pessoal e do aprimoramento da Conformática para a produção autoral de qualidade. Propõe, ainda, a autoconscientização de o autor ser agente de sustentação ortografopensênico para gerar campo grafopensênico assistencial durante a escrita e, a posteriori, durante a leitura e estudo da obra pelos leitores e paraleitores.
Este estudo descreve a importância da intercomunicação nas pesquisas da Ciência
Conscienciologia, sob a ótica da Comunicologia e da Pré-Intermissiologia aplicadas à Colegiologia. Lista os principais atributos conscienciais envolvidos na intercomunicação consciencial visando à autopreparação e à autoqualificação da consciência na pré-intermissão. A partir dos estudos da Proxêmica (Sociologia) e do princípio da não localidade (Física Quântica), o artigo correlaciona o paradigma consciencial com as formas de interações entre pesquisadores geograficamente distantes para a superação
dos dificultadores intra e extraconscienciais, com intercomunicação transdimensional
mais produtiva. Traz auto e heteropesquisas para relacionar criticamente os principais
trafores de cada pesquisador a serem desenvolvidos e aperfeiçoados na intercomunicação multidimensional. Conclui apresentando propostas e resultados alcançados pela autora, relacionando vantagens e desvantagens dos recursos da informática e da internet em reuniões e encontros presenciais e virtuais, visando debate científico.
Conscientia Ana Seno Vol 18, N. 2 - 2014 (2014-04)
Este estudo apresenta os resultados de autopesquisa obtidos após 3 experimentos no Laboratório Serenarium (2007, 2009 e 2011), sendo proposto o conceito autodisponibilidade pacífica. Relaciona os principais travões evolutivos e comunicativos autovivenciados nas inter-relações cotidianas e relata mudanças comportamentais e reciclagens intraconscienciais pela técnica do crescendo trafar-trafor com estabelecimento de premissas pessoais de conduta. Enumera os diversos traços autossuperados e enfrentados, indicando ferramentas e metas para a obtenção da autodisponibilidade
pacífica. Conclui mostrando os benefícios dos experimentos no Serenarium e a importância do aproveitamento e aplicação na vida intrafísica dos aprendizados oriundos dos experimentos laboratoriais para a conquista do serenismo.
Conscienciologia Aplicada Ana Seno Ano 14 – N.10 – 2014 (2014)
Este artigo pretende refletir sobre as ocorrências comunicativas interdimensionais na docência conscienciológica. Descrevem-se brevemente dois tipos de movimentos no processo comunicativo consciencial: centrípeto, pelo solilóquio, e centrífugo, pela interlocução entre conscins-conscins e conscins-consciexes. O principal método deste estudo baseou-se nas experiências da autora, associado à pesquisa conscienciológica, sendo apresentada fatuística pessoal para ilustrar as situações de comunicação parapsíquica, antes, durante e depois da aula. Detalha-se a dinâmica comunicativa interdimensional na sala de aula, destacando as características e aspectos da assistência nas interlocuções parapedagógicas, exemplificando, com conceitos da Assistenciologia, a interação docente-equipe extrafísica de amparadores técnicos de função parapedagógica. Conclui-se pela compreensão da eficácia comunicativa e interassistencial, ao destacar a importância dos papéis do docente e dos alunos na prática parapedagógica da comunicação parapsíquica.
Parapedagogia Ana Seno ANO 1, NÚMERO 1, OUTUBRO DE 2011 (2011-10)
Este artigo analisa os mecanismos comportamentais, automáticos, inconscientes ou conscientes, durante as inter-relações cotidianas enfocando as reações emocionais e imaturas. Propõe roteiro metodológico para a autoanálise das emoções, visando à evolução consciencial pelas inter-relações multidimensionais. Explora automatismos emocionais, descrevendo seu modus operandi e exemplificando em autovivências o método proposto. Aponta o sucesso das recins pró--evolutivas, priorizando a razão, o discernimento, a lógica, atributos mentaissomáticos, sobre o emocionalismo dramático.
Conscienciologia Aplicada Ana Seno Ano 10 – N.08 – 2010 (2010)
Este texto enfoca os mecanismos e usos do poder dentro das inter-relações conscienciais na socin - sociedade intrafisica. Busca identificar as duas faces da
manipulação, uma das formas de uso do poder, mostrando as visões cosmoética e
anticosmoética do poder. Enfatiza, ainda, o uso da força presencial e do exemplarismo da consciência enquanto ferramentas assistenciais e evolutivas; demonstra, ainda, as imaturidades praticadas pelas conscins (consciências intrafisicas), através de seus condicionamentos mesológicos, autornimeses pluriexistenciais e auto-corrupções, sem perceberem a possível alavancagem ao fazer uso pró-evolutivamente do poder, com elevado nível de cosrnoética.
Conscienciologia Aplicada Marcelo Rouanet, Ana Seno Ano 6 - N.6 - 2006 (2006)
Relata vivências e aprendizados registrados durante o curso Autoconscientização Multidimensional (AMO) da Associação Internacional para a Evolução da Consciência (ARACÊ). Mostra, por meio da autopesquisa, o período de auto-enfrentamentos, do início até o final do curso. Conclui que o curso favorece o amadurecimento consciencial e a percepção da importância dos fatos ocorridos no dia-a-dia para a execução da proéxis.
Conscienciologia Aplicada Ana Seno Ano 5 - N.5 - 2005 (2005)