Este artigo é resultado da análise parcial de uma pesquisa maior em andamento. A autora tem como especialidade o estudo das emoções no contexto das relações humanas, e esse foi o fato motivador para o início do trabalho. O objetivo específico do artigo, enquanto recorte da pesquisa em andamento, é apresentar um cotejo entre informações contidas no tratado Projeciologia (Vieira, 1999) sobre emoções e sentimentos, e informações provenientes de pesquisas recentes no âmbito da Neurociência. Considera-se que o objetivo deste estudo foi alcançado e, também, foram apontados conhecimentos presentes no tratado, superados pelas recentes pesquisas neurocientíficas. Entretanto, ainda há muito a ser estudado no campo das emoções e suas relações com o holossoma, principalmente quanto à atuação do psicossoma. Entende-se que seja de grande importância a inserção das novas descobertas da neurociência afetiva nas autopesquisas conscienciais, com o objetivo de ampliar e atualizar as verpons sobre o holossoma.
O artigo objetiva apresentar alguns resultados do estudo das inter-relações conscienciais no decorrer do curso Experimento Grupal da Técnica de Mais 1 Ano de Vida Intrafísica (EGTM1AVI). A autora expõe as impressões vivenciadas durante a participação na condição tanto de aluna quanto docente, relacionando alguns dificultadores e facilitadores que permeiam as relações grupocármicas. As observações descritas são reflexões das parapercepções, insights e sincronicidades ocorridas no período do curso.
Conscientia Regina Neves Vol 27 - N. 1 - Jan. / Mar. 2023 (2023-01)
Este artigo objetiva apresentar proposta de dicionário afetivo positivo ou pró-evolutivo. O estudo pretende demonstrar, sinteticamente, a utilidade da obra, os propósitos almejados e a estrutura de construção léxica. Ao longo do texto são explicitados os níveis dessa estruturação, os itens constitutivos, a finalidade e as associações internas de cada variável para se alcançar a elaboração de lista ampla e significativa de sentimentos evolutivamente funcionais.
Este artigo analisa os mecanismos comportamentais, automáticos, inconscientes ou conscientes, durante as inter-relações cotidianas enfocando as reações emocionais e imaturas. Propõe roteiro metodológico para a autoanálise das emoções, visando à evolução consciencial pelas inter-relações multidimensionais. Explora automatismos emocionais, descrevendo seu modus operandi e exemplificando em autovivências o método proposto. Aponta o sucesso das recins pró--evolutivas, priorizando a razão, o discernimento, a lógica, atributos mentaissomáticos, sobre o emocionalismo dramático.
Conscienciologia Aplicada Ana Seno Ano 10 – N.08 – 2010 (2010)