Este artigo é resultado da análise parcial de uma pesquisa maior em andamento. A autora tem como especialidade o estudo das emoções no contexto das relações humanas, e esse foi o fato motivador para o início do trabalho. O objetivo específico do artigo, enquanto recorte da pesquisa em andamento, é apresentar um cotejo entre informações contidas no tratado Projeciologia (Vieira, 1999) sobre emoções e sentimentos, e informações provenientes de pesquisas recentes no âmbito da Neurociência. Considera-se que o objetivo deste estudo foi alcançado e, também, foram apontados conhecimentos presentes no tratado, superados pelas recentes pesquisas neurocientíficas. Entretanto, ainda há muito a ser estudado no campo das emoções e suas relações com o holossoma, principalmente quanto à atuação do psicossoma. Entende-se que seja de grande importância a inserção das novas descobertas da neurociência afetiva nas autopesquisas conscienciais, com o objetivo de ampliar e atualizar as verpons sobre o holossoma.
O objetivo do artigo é passar em revista os resultados obtidos com o modelo cosmoético paranormativo-teático do neoparadigma consciencial, pelo fio condutor da Holomemoriologia sobre a pesquisa de si – autopesquisa da consciência, em breve retrospectiva de mais de 4 décadas de contribuições paracientíficas das Neociências Projeciologia (1981) e Conscienciologia (1986). A metodologia parapesquisística está fundamentada em consulta técnica exaustiva ao acervo documental histórico da Holomemória da Conscienciologia (HLM). Pela autoexperimentação sistemática, a consciência intrafísica descobre o paramecanismo da memória integral (holomemória), localizado no paracérebro cruzando barreiras paradigmáticas, cronológicas e interdimensionais, entre realidades físicas e pararrealidades. A reverificabilidade autoconvincente dos parafenômenos leva o neocientista autoparapsíquico à disruptura definitiva quanto à pseudo-obscuridade da projetabilidade, introjetando a expressão binomial parapesquisa da autoconsciência–autopesquisa da consciência. Por meio da autopensenidade cosmoética, disponibilizam-se por fim, à conscin lúcida, instrumentos autógenos avançados de autoinvestigação analítica da intraconsciencialidade (inner self), rumo à metacognição holomaturológica do microuniverso consciencial. Os parafatos orientam as autopesquisas.
A partir da autoexperimentação projetiva, realizou-se a investigação das ocorrências de registro paramnemônico vivenciadas na dimensão extrafísica pela autora. A observação do uso reiterado desse recurso motivou o aprofundamento da autopesquisa e a identificação de tipos específicos. O diário projetivo da autora fundamentou a seleção, discriminação e catalogação dos episódios experimentados. Foram estabelecidos
critérios de análise para observação de características, semelhanças e diferenças entre
os diversos registros paramnemônicos verificados. Por fim, elaborou-se a sistematização do tema para auxiliar sua identificação e aplicabilidade nas pesquisas multidimensionais.
Este artigo apresenta a cronologia histórica comentada da Parapedagogiologia destacan do-se o vínculo dessa especialidade conscienciológica, a partir da cronologia de 3 Insti tuições C ons cienciocêntr icas (ICs): o Centro de Consciência Contínua (CCC, 6 de setembro de 1981-1988), o Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia (IIPC, 16 de janeiro de 1988), e a Associação Internacional de Parapedagogia e Reedu cação Consciencial (Reaprendentia), fundada em 21 de outubro de 2007. As duas primeira s ICs foram pioneiras na capacitação em autorreeducação projeciológica e consciencio lógica, sendo o IIPC, considerado pelo fundador e pesquisador da consciência Waldo Vieira (1932-2015), oficialmente, "a primeira escola conscienciológica". A mais recente IC, Reaprendentia, comemora a 1ª década nesse evento, dando continuidade à capacita ção docente parapedagógica. A metodologia de pesquisa documental-histórica está fundamentada no acervo da Holomemória da Conscienciologia (HLM 1997-2017), complementada por fontes bibliográficas específicas. A análise e revisão histórica exaustiva per mitem aferir os resultados interassistenciais tarísticos da especialidade alcançados no período.
Parapedagogia Málu Balona, Ninarosa Manfroi, Paulo Presse ANO 7, NÚMERO 7, OUTUBRO DE 2017 (2017)
O presente artigo apresenta experiências do autor relacionadas à projetabilidade lúcida e sua influência na aplicação da técnica da inversão existencial. A metodologia utilizada foi a autoexperimentação de diversas técnicas, tanto projetivas, quanto de reciclagens para melhor aproveitamento da projeção consciente (PC). As técnicas utilizadas foram observadas, registradas, criticadas e aperfeiçoadas, com a intenção de serem compartilhadas de forma mais assistencial para os inversores(as) que querem investir na PC. Percebeu-se que existe um grande sinergismo entre invéxis e projetabilidade, as quais, aplicadas juntas e de forma lúcida, podem gerar diversas reciclagens para a consciência.
Gestações Conscienciais Bruno Bueno Vol. V, 2016 (2016)
Este artigo apresenta neotécnica na condição de ferramenta de avaliação da autolucidez projetiva e possibilidades de análise do parapsiquismo. Associada à técnica, propõe-se a criação de uma planilha de acompanhamento do desempenho pessoal e também a ampliação da escala de lucidez extrafísica para otimizar o escalonamento dos resultados. A metodologia utilizada foi a pesquisa e análise para a criação da técnica e a autoexperimentação que serviu de lapidação. O trabalho tem por objetivo a mensuração da vivência multidimensional. Do ponto de vista da prática, a referida técnica foi aplicada pelo propositor por 35 meses não consecutivos que abrangem um período de mais de dez anos, entre os anos de 2004 a 2014.
Conscientia Alexandre Pereira Vol 19, N. 2 -2015 (2015-04)
Apresenta-se neste artigo uma revisão bibliográfica sobre pesquisas científicas quanto à classificação dos fenômenos parapsíquicos estudados até o momento (Ano-base: 2006). Inicia-se com a exposição de períodos históricos
desenvolvidos para o entendimento dos fenômenos e mostram-se as taxonomias propostas por alguns pesquisadores da Metapsíquica, Parapsicologia e Projeciologia.
O presente trabalho apresenta o relato de uma projeção consciente de
características assistenciais acontecida em 30 dezembro de 2004. Objetiva auxiliar os pesquisadores da Projeciologia e da Assistenciologia, contribuindo para a casuística dessas duas especialidades da Conscienciologia e, também, trazer novas perguntas sobre esses temas.
Conscientia Willian Klein Vol 9 - N. 3 - 2005 (2005-07)
Este artigo aborda a experiência fora do corpo (EFDC), poderosa ferramenta
para a autopesquisa. Expõe características que distinguem as EFDCs lúcidas
dos sonhos, pesquisas realizadas, mecanismos que facilitam ou inibem a
habilidade projetiva, tipos de experiências e níveis de lucidez vivenciados fora
do corpo físico. Apresenta também alguns fenômenos projetivos e os benefícios
da projeção consciente.
Este artigo busca o estímulo e a manutenção da autoconscientização quanto à teática (teoria + prática) da projetabilidade lúcida. Há enfoques para a revalorização do modo de vida priorizando a projetabilidade e o parapsiquismo. Dentre as utilidades práticas, a principal é buscar o reconhecimento de técnicas específicas visando à decolagem lúcida, com base no autoconhecimento e no autocontrole parafisiológico, a serem aplicadas diretamente sobre o holossoma, pelos efeitos predominantes da vontade, da intenção e da auto-organização, a partir da minimização de intermediações psicológicas, de tipo imaginativo, e a diminuição do
uso de muletas psicofisiológicas. A utilização integrada dessas diversas técnicas permite a construção de metodologia consistente e pragmática, enquanto recurso eficaz na auto-educação para as projeções de autoconsciência contínua.