Este artigo versa sobre a importância do registro das informações obtidas, seja através de vivência pessoal, insights, projeções e outras, no processo do experimento da Técnica de Mais 1 Ano de Vida Intrafísica (TM1AVI). Embasada na autovivência e em relatos de alunos e docentes, no decorrer do primeiro decênio do curso Experimento Grupal da Técnica de Mais 1 Ano de Vida Intrafísica (EGTMIAVI), a autora apresenta várias formas de registrar, enfatizando a importância do registro enquanto legado autopesquisístico para conscin experimentadora da TM1AVI.
Conscientia Rosemere Victoriano Vol 27 - N. 1 - Jan. / Mar. 2023 (2023-01)
O artigo apresenta casuística de autopesquisa seriexológica da autora, objetivando identificar evidências holobiográficas a partir da análise da própria coleção de lápis. Inicia contextualizando sua relação e a de seus familiares com as coleções. Na sequência, traça breve histórico do lápis; apresenta síntese estatística do acervo pessoal e o método utilizado para tabulação dos objetos. Aplicando o método de pesquisa passado-presente e a autopesquisa indiciária, levanta hipóteses de rastros passadológicos e contextos históricos para aprofundamento pesquisístico.
Conscientia Luciana Cordeiro Faria de Lavôr Volume 26 - N. 3 - 2022 - II SERIEXORAMA: PANORAMA DAS PESQUISAS SERIEXOLÓGICAS (2022-07)
O estudo da especialidade Megatraforologia apresenta muitas nuanças e detalhes a serem pesquisados, entre esses, a interação com a Materpensenologia. Este artigo objetiva sugerir hipóteses sobre as variáveis que promovem a convergência conceitual entre megatalento e materpensene. A metodologia utilizada considerou a análise dos resultados de 80 assessorias sobre o megatrafor e pesquisa bibliográfica do tema. São apresentadas 4 variáveis propiciadoras da interação e a hipótese de ser o megafoco evolutivo o elemento central no alinhamento do materpensene, do temperamento, do megatrafor e demais variáveis associadas.
Conscientia Dayane Rossa Volume 26 - N. 3 - 2022 - II SERIEXORAMA: PANORAMA DAS PESQUISAS SERIEXOLÓGICAS (2022-07)
O Homo sapiens serenissimus é a conscin neste planeta com maior nível de aproveitamento e lucidez de manifestação, mesmo em vigília física ordinária. O intermissivista lúcido busca qualificar-se na Escala Evolutiva das Consciências, a fim de minimizar os gaps nas paravivências durante os processos de coleta de informação multidimensional. O artigo visa fomentar a expansão da autoparatecnicidade e autocientificidade ao apresentar o fluxo informacional do parafato, com sugestões de paratecnologias para minimizar perdas de informação durante os processos cognitivos parapsíquicos e evidenciar posturas otimizadoras, além de contribuir com a especialidade.
Os métodos utilizados na pesquisa foram a literatura conscienciológica, apresentação
de relatos paravivenciados pelas autoras e hipótese das vivências do Serenão, além de
seleção de paratecnologias autoqualificadoras para minimizar as perdas de paraconteú do e fortalecer o esforço evolutivo intraconsciencial.
A partir da autoexperimentação projetiva, realizou-se a investigação das ocorrências de registro paramnemônico vivenciadas na dimensão extrafísica pela autora. A observação do uso reiterado desse recurso motivou o aprofundamento da autopesquisa e a identificação de tipos específicos. O diário projetivo da autora fundamentou a seleção, discriminação e catalogação dos episódios experimentados. Foram estabelecidos
critérios de análise para observação de características, semelhanças e diferenças entre
os diversos registros paramnemônicos verificados. Por fim, elaborou-se a sistematização do tema para auxiliar sua identificação e aplicabilidade nas pesquisas multidimensionais.
O objetivo deste artigo é apresentar a proposição, as características e particularida des da hesternopothia seriexológica. Refere-se à manifestação patológica que se mostra cada vez mais explícita devido às facilidades de acesso a conteúdo pelos meios midiáticos mais diversos. O trabalho se alicerça em fatos e exemplos coletados das mídias sob a lente do Paradigma Consciencial, mais especificamente por meio das especialidades Seriexologia, Holobiografologia e Holomemoriologia. O texto está focado na explicação, ilustração, exemplificação e profilaxia da sua ocorrência. A metodologia
empregada tem como base a pesquisa midiática de eventos coletivos ou iniciativas pessoais dentro da Socin, que demonstram e fundamentam a teoria.
Conscientia João Paulo Costa Vol 25 - N. 2 - 2021 (2021-04)
Este artigo apresenta a cronologia histórica comentada da Parapedagogiologia destacan do-se o vínculo dessa especialidade conscienciológica, a partir da cronologia de 3 Insti tuições C ons cienciocêntr icas (ICs): o Centro de Consciência Contínua (CCC, 6 de setembro de 1981-1988), o Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia (IIPC, 16 de janeiro de 1988), e a Associação Internacional de Parapedagogia e Reedu cação Consciencial (Reaprendentia), fundada em 21 de outubro de 2007. As duas primeira s ICs foram pioneiras na capacitação em autorreeducação projeciológica e consciencio lógica, sendo o IIPC, considerado pelo fundador e pesquisador da consciência Waldo Vieira (1932-2015), oficialmente, "a primeira escola conscienciológica". A mais recente IC, Reaprendentia, comemora a 1ª década nesse evento, dando continuidade à capacita ção docente parapedagógica. A metodologia de pesquisa documental-histórica está fundamentada no acervo da Holomemória da Conscienciologia (HLM 1997-2017), complementada por fontes bibliográficas específicas. A análise e revisão histórica exaustiva per mitem aferir os resultados interassistenciais tarísticos da especialidade alcançados no período.
Parapedagogia Málu Balona, Ninarosa Manfroi, Paulo Presse ANO 7, NÚMERO 7, OUTUBRO DE 2017 (2017)
Este artigo tem por objetivo propor hipóteses referentes aos constituintes da holomemória, tomando por base o estudo da memória cerebral, revisado na primeira parte do trabalho. São traçadas correlações teoréticas entre memória e holomemória, a partir das quais se postula a existência da memória holobiográfica, do paraléxico e da memória procedural holossomática na condição de constituintes a holomemória. Com base nesta hipótese de trabalho, é feita a proposta de uma abordagem ao fenômeno da retrocognição, complementar às já existentes, agregando as categorias de retrocognição holobiográfica e retrocognição conceitual. A título de ilustração do poder explicativo da teoria da holomemória, uma seção deste artigo analisa a problemática das interprisões grupocármicas sob o enfoque holomnemônico, apresentando modelos explicativos para a patogênese desta condição nosológica.