This paper is the result of a partial analysis of larger ongoing research. This author’s specialty is the study of emotions in the context of human relationships, and this was the motivating factor for the beginning of this work. The specific objective of this paper is to present a comparison between information contained in the treatise Projectiology (Vieira, 1999) on emotions and feelings and information from recent research in the field of neuroscience. It is considered that the objective of this study was achieved, and also that knowledge presented in the treatise was highlighted, surpassed by recent neuroscientific research. However, there is still much to be studied in the field of emotions and their relationships with the holosoma, especially regarding the action of the psychosoma. It is understood that it is of great importance to include new discoveries from affective neuroscience in consciential self-research, with the aim to expand and update the verpons on the holosoma.
Este artigo é resultado da análise parcial de uma pesquisa maior em andamento. A autora tem como especialidade o estudo das emoções no contexto das relações humanas, e esse foi o fato motivador para o início do trabalho. O objetivo específico do artigo, enquanto recorte da pesquisa em andamento, é apresentar um cotejo entre informações contidas no tratado Projeciologia (Vieira, 1999) sobre emoções e sentimentos, e informações provenientes de pesquisas recentes no âmbito da Neurociência. Considera-se que o objetivo deste estudo foi alcançado e, também, foram apontados conhecimentos presentes no tratado, superados pelas recentes pesquisas neurocientíficas. Entretanto, ainda há muito a ser estudado no campo das emoções e suas relações com o holossoma, principalmente quanto à atuação do psicossoma. Entende-se que seja de grande importância a inserção das novas descobertas da neurociência afetiva nas autopesquisas conscienciais, com o objetivo de ampliar e atualizar as verpons sobre o holossoma.
O presente artigo visa contribuir para a memória das pesquisas conscienciológicas e o inventário técnico científico das atividades realizadas na ECTOLAB, possibilitando uma visão historiográfica do Programa de Estimulação Parapsíquica Ectoplásmica (PROEP). Descreve o processo para a realização das atividades do PROEP, subsidiando correlações, conceitos perceptivos de sinaléticas parapsíquicas ectoplasmáticas, geradoras de autodiagnóstico para a soltura energossomática, utilizando como metodologia a pesquisa exploratória de campo (captação de dados) e a objetivação. Foram discutidas percepções relevantes no mapeamento de sinais e sintomas bem como suas repercussões. Conclui-se que descrever o processo de construção do PROEP através de questionamentos e busca de documentos, foi de grande aprendizado para os pesquisadores e estímulo para perpetuar próximas escritas com mais detalhes, que possam ser replicáveis ou sofrendo alguns possíveis ajustes.
Conscientia Claudio Lima Monteiro, Rinaldo Nishimura, Viviane Acunha Barbosa Vol 27 - N. 2 - Abr. / Jun. 2023 (2023-04)
O presente trabalho objetiva mensurar as repercussões holossomáticas resultantes
da aplicação, por dez vezes, da técnica da imobilidade física vígil (IFV). A metodologia utilizada foi a autoexperimentação segundo os procedimentos técnicos propostos por Vieira (1997, p. 122), sistematizada por meio de um formulário de registro apresentado no Apêndice. Na seção resultados são expostos sensações, facilitadores, dificuldades e benefícios percebidos em decorrência dos experimentos, além dos percentuais de completismo de acordo com a duração dos mesmos. Conclui-se que a IFV pode produzir repercussões homeostáticas em todo o holossoma e desenvolver o atributo consciencial da vontade inquebrantável.
Conscientia Pedro Borges Vol 17, N. 4 - 2013: CONSCIENTIA: 17 ANOS DE PUBLICAÇÃO (2013-10)
O artigo faculta reflexões sobre aptidões e precedentes úteis à qualificação das atividades do voluntariado conscienciológico correlacionadas à realização do Curso de Extensão em Conscienciologia e Projeciologia 2 (ECP2). Objetiva discutir e propiciar autorreflexões sobre posturas e procedimentos qualificadores do trabalho desempenhado. Para a pesquisa foi utilizado como método a análise de vivências pessoais da autora no voluntariado em equipes executivas e de campo do curso. A partir de análise elaborada, discorre a respeito da manifestação holossomática e de atitudes pensênicas propícias. Ao concluir, ressalta a importância das autovivências e o compromisso de aprofundar a investigação do tema visando a autoqualificação e a contribuição para ampliar a assistencialidade interdimensional promovida no entorno dos eventos em prol do ECP2.
Esta pesquisa objetiva esclarecer a importância do exercício físico diário para o holossoma. Desdramatizar a condição somática de modo a valorizar as ferramentas intrafísicas, explicando os benefícios e malefícios destas para a homeostase
holossomática e sua ação sobre o parapsiquismo.
Este artigo visa evidenciar que as atividades desenvolvidas no Holociclo - ambiente de pesquisa e de elaboração da Enciclopédia da Conscienciologia - podem proporcionar à consciência uma catálise quanto às parapercepções dos veículos de manifestação da consciência e das repercussões físicas e energéticas no holossoma. Ao realizar atividades que favorecem o uso do mentalsoma, percebe-se o desenvolvimento de atributos conscienciais de forma rápida e integral.