Este artigo é resultado da análise parcial de uma pesquisa maior em andamento. A autora tem como especialidade o estudo das emoções no contexto das relações humanas, e esse foi o fato motivador para o início do trabalho. O objetivo específico do artigo, enquanto recorte da pesquisa em andamento, é apresentar um cotejo entre informações contidas no tratado Projeciologia (Vieira, 1999) sobre emoções e sentimentos, e informações provenientes de pesquisas recentes no âmbito da Neurociência. Considera-se que o objetivo deste estudo foi alcançado e, também, foram apontados conhecimentos presentes no tratado, superados pelas recentes pesquisas neurocientíficas. Entretanto, ainda há muito a ser estudado no campo das emoções e suas relações com o holossoma, principalmente quanto à atuação do psicossoma. Entende-se que seja de grande importância a inserção das novas descobertas da neurociência afetiva nas autopesquisas conscienciais, com o objetivo de ampliar e atualizar as verpons sobre o holossoma.
O presente artigo visa contribuir para a memória das pesquisas conscienciológicas e o inventário técnico científico das atividades realizadas na ECTOLAB, possibilitando uma visão historiográfica do Programa de Estimulação Parapsíquica Ectoplásmica (PROEP). Descreve o processo para a realização das atividades do PROEP, subsidiando correlações, conceitos perceptivos de sinaléticas parapsíquicas ectoplasmáticas, geradoras de autodiagnóstico para a soltura energossomática, utilizando como metodologia a pesquisa exploratória de campo (captação de dados) e a objetivação. Foram discutidas percepções relevantes no mapeamento de sinais e sintomas bem como suas repercussões. Conclui-se que descrever o processo de construção do PROEP através de questionamentos e busca de documentos, foi de grande aprendizado para os pesquisadores e estímulo para perpetuar próximas escritas com mais detalhes, que possam ser replicáveis ou sofrendo alguns possíveis ajustes.
Conscientia Viviane Acunha Barbosa, Claudio Lima Monteiro, Rinaldo Nishimura Vol 27 - N. 2 - Abr. / Jun. 2023 (2023-04)
O presente trabalho objetiva mensurar as repercussões holossomáticas resultantes
da aplicação, por dez vezes, da técnica da imobilidade física vígil (IFV). A metodologia utilizada foi a autoexperimentação segundo os procedimentos técnicos propostos por Vieira (1997, p. 122), sistematizada por meio de um formulário de registro apresentado no Apêndice. Na seção resultados são expostos sensações, facilitadores, dificuldades e benefícios percebidos em decorrência dos experimentos, além dos percentuais de completismo de acordo com a duração dos mesmos. Conclui-se que a IFV pode produzir repercussões homeostáticas em todo o holossoma e desenvolver o atributo consciencial da vontade inquebrantável.
Conscientia Pedro Borges Vol 17, N. 4 - 2013: CONSCIENTIA: 17 ANOS DE PUBLICAÇÃO (2013-10)
O artigo faculta reflexões sobre aptidões e precedentes úteis à qualificação das atividades do voluntariado conscienciológico correlacionadas à realização do Curso de Extensão em Conscienciologia e Projeciologia 2 (ECP2). Objetiva discutir e propiciar autorreflexões sobre posturas e procedimentos qualificadores do trabalho desempenhado. Para a pesquisa foi utilizado como método a análise de vivências pessoais da autora no voluntariado em equipes executivas e de campo do curso. A partir de análise elaborada, discorre a respeito da manifestação holossomática e de atitudes pensênicas propícias. Ao concluir, ressalta a importância das autovivências e o compromisso de aprofundar a investigação do tema visando a autoqualificação e a contribuição para ampliar a assistencialidade interdimensional promovida no entorno dos eventos em prol do ECP2.
Esta pesquisa objetiva esclarecer a importância do exercício físico diário para o holossoma. Desdramatizar a condição somática de modo a valorizar as ferramentas intrafísicas, explicando os benefícios e malefícios destas para a homeostase
holossomática e sua ação sobre o parapsiquismo.
Este artigo visa evidenciar que as atividades desenvolvidas no Holociclo - ambiente de pesquisa e de elaboração da Enciclopédia da Conscienciologia - podem proporcionar à consciência uma catálise quanto às parapercepções dos veículos de manifestação da consciência e das repercussões físicas e energéticas no holossoma. Ao realizar atividades que favorecem o uso do mentalsoma, percebe-se o desenvolvimento de atributos conscienciais de forma rápida e integral.