Este artigo analisa os resultados de autopesquisa da autora por meio das inter-relações interdisciplinares Pensenologia-Comunicologia-Assistenciologia. Avalia a trajetória evolutiva quanto à compreensão do interesse pessoal desde cedo por temáticas relativas a esse trinômio, descrevendo o sinergismo lógico entre as especialidades. Propõe duas ferramentas conscienciométricas para aprofundamento da autopesquisa: autopensenometria e autocomunicometria, facilitadoras da autoinvestigação precedendo a autossuperação. Conclui refletindo sobre os efeitos intraconscienciais e comportamentais da aplicação da autopesquisa interdisciplinar, ademais das implicações da interdisciplinaridade das 3 especialidades.
Conscientia Ana Seno Vol 25 - N. 3 - 2021 (2021-07)
O presente artigo aborda o exercício de autopensenometria aplicado a intervalos de pensenidade gerados em momentos de tomada de decisão e contextos reais dos autores. Objetiva evidenciar a existência e tornar classificáveis as unidades pensênicas componentes do processo decisório consciencial, ampliando a abordagem autopesquisística. A metodologia envolveu o registro de condutas adotadas em situações cotidianas, o perscrutamento e a classificação dos pensenes envolvidos e o esquadrinhamento interpretativo por meio de ferramenta de análise. Os resultados apresentaram características particulares e contraditórias da pensenidade circundecisória pessoal, as matrizes pensênicas utilizadas e a relevância do estudo do afluxo autopensênico na qualificação da autoortopensenidade.
Glasnost Henrique Samir Moraes, Elizabeth Pigozzo v. 8 n. 8 (2021) (2021)
Este artigo analisa o investimento na autodesassedialidade por meio do uso cosmoético da pensenidade pessoal no cotidiano. O objetivo é expor o processo pensênico vivenciado pela autora perante situações e comportamentos durante inter-relações pessoais, apontando como hipótese de entrada em padrão de autoassédio o uso frequente do mecanismo de defesa da projeção. O método utilizado é a análise de possíveis formas de reciclar os vícios pensênicos e o modo de funcionamento da pensenidade por meio da aplicação da técnica da diferenciação pensênica e da técnica da autocrítica lúcida. Propõe ações profiláticas e investimento no trinômio autodiscernimento-autocosmoética-interassistencialidade enquanto maneira de autopensenizar e de expressar as condutas pessoais para se alcançar maior holomaturidade consciencial.
Conscientia Ana Seno Vol 20 - N. 2 - 2016 (2016-04)