O artigo apresenta uma síntese de teorias essenciais sobre ensino e aprendizagem, incluindo os estilos de aprendizagem e as possibilidades de aplicação prática desses conhecimentos objetivando a melhoria da interação entre educador e educando em sala de aula, um aspecto considerado relevante pela autora para a qualificação da aprendizagem nas aulas de Conscienciologia.
Parapedagogia Natalia Mariela Fuentes ANO 10, NÚMERO 10, OUTUBRO DE 2020 (2020-10)
O presente artigo tem como objeto de estudo identificar formas de enfrentamento da arrogância, no exercício da docência conscienciológica. A pesquisa é resultado da experiência de estágio no curso de preparação para docente de Conscienciologia promovido pela Reaprendentia, entre setembro de 2019 e maio de 2020, em São Paulo. A partir dessa experiência foi possível perceber o quanto o traço da arrogância dificulta o fazer parapedagógico, prejudicando a interassistencialidade da tarefa do esclarecimento. Nesse sentido, à luz do paradigma consciencial, a presente pesquisa buscou mensurar as diversas formas de manifestação da arrogância no âmbito docente e os meios para o autoenfrentamento. A pesquisa visa contribuir para a tomada de consciência desta condição regressiva de manifestação consciencial, o autoenfrentamento necessário e o posicionamento a uma docência interassistencial, autêntica e aglutinadora.
Parapedagogia Ivana Rito ANO 10, NÚMERO 10, OUTUBRO DE 2020 (2020-10)
O presente trabalho é o resultado de pesquisa teórica e prática (teática) a respeito da evolução das consciências, desde os princípios conscienciais menos evoluídos até o estágio máximo evolutivo identificado no planeta Terra, o Homo sapiens serenissimus. O autor desenvolve e correlaciona conhecimentos da Biologia e Cosmologia com as verpons conscienciológicas, e apresenta uma hipótese sobre a evolução dos princípios conscienciais inconscientes e semiconscientes. O autor propõe uma definição para aprendizagem evolutiva e argumenta sobre os elementos essenciais para a fase lúcida da evolução consciencial.
Parapedagogia William Klein ANO 10, NÚMERO 10, OUTUBRO DE 2020 (2020-10)
O artigo apresenta os conceitos essenciais sobre a entrevista motivacional e como funciona a mudança de comportamento. São desenvolvidos assuntos como a ambivalência do ser humano frente a mudança, a evocação dos desejos e valores do indivíduo e o respeito à autonomia da pessoa para a própria mudança. É explicada a metodologia da entrevista motivacional e como esta pode contribuir no processo autorreeducaciológico do professorando, aluno do Curso para Formação de Professores de Conscienciologia (CFPC). Expõe-se ainda como a aplicação desses conceitos pode ajudar o assistente na profissionalização da tarefa do esclarecimento – Tares. Por último, é apresentada proposta de como realizar a autoaplicação da entrevista motivacional.
Parapedagogia Natalia Fuentes ANO 9, NÚMERO 9, OUTUBRO DE 2019 (2019-10)
O presente trabalho apresenta uma síntese sobre a transposição didática e as investigações sobre suas implicações no contexto das aulas de Conscienciologia. O autor propõe o termo transposição paradidática a fim de expandir a temática ao Paradigma Consciencial. Também apresenta a pedagogia de base e a alfabetização consciencioló gica como importantes fatores influenciadores na qualidade da transposição didática e paradidática.
Parapedagogia William Klein ANO 8, NÚMERO 8, OUTUBRO DE 2018 (2018)
O artigo apresenta uma visão geral sobre a preceptoria parapedagógica com ênfase na que acontece durante o Curso para Formação de Professores de Conscienciologia (CFPC) da Reaprendentia e no Programa de Estudos Dirigidos (PED). Explica o papel do preceptor e as principais competências e atributos necessários para exercer essa função assistencial. Explora as possíveis problemáticas do professorando durante o curso e as possíveis soluções nas quais o preceptor poderá atuar. Apresenta uma estrutura inicial dessa prática que pode ser aprimorada para o desenvolvimento da docência conscienciológica e outros contextos do processo de ensino aprendizagem.
Parapedagogia Natalia Mariela Fuentes ANO 8, NÚMERO 8, OUTUBRO DE 2018 (2018)
O presente trabalho propõe o termo pré-aula para caracterizar a etapa de preparação de uma aula de Conscienciologia, investiga os aspectos homeostáticos, neutros e nosográficos e apresenta uma proposta de caracterologia obtida através da observação das aulas de professores e professorandos participantes do Programa para Desenvolvimento de Professores da Reaprendentia.
Parapedagogia William Klein ANO 3, NÚMERO 3, OUTUBRO DE 2013 (2013)
O presente trabalho investiga as contribuições das ciências cognitivas, dos conceitos de Aprendizagem Significativa de Ausubel e Zona de Desenvolvimento Proximal de Vygotsky para os processos de ensino e aprendizagem nas aulas de Conscienciologia e propõe o termo intervenção parapedagógica para caracterizar a atuação do professor de Conscienciologia. Apresenta uma proposta metodológica para auxiliar os alunos na reelaboração das representações mentais distorcidas sobre as verpons conscienciológicas.
Parapedagogia Wlliam Klein ANO 1, NÚMERO 1, OUTUBRO DE 2011 (2011-10)
Esta investigação propõe o didaticograma, instrumento direcionado para a avaliação da qualidade da docência conscienciológica. Fundamenta-se nas experiências acumuladas da autora em dois contextos: a docência itinerante de Conscienciologia e a formação de professores de Conscienciologia. Duas obras técnicas principais, de autoria do professor Waldo Vieira, forneceram o embasamento teórico para esta proposta: Conscienciograma: Técnica de Avaliação da Consciência Integral e Enciclopédia da Conscienciologia. O didaticograma apresenta 10 variáveis caracterológicas para a qualificação do exemplarismo interassistencial do(a) professor(a) de Conscienciologia.
Conscientia Ana Luiza Rezende Vol. 15 - N. 1 - 2011 (2011-06-30)
Este artigo tem o objetivo de apresentar a Paradidática utilizada na docência conscienciológica do agente retrocognitor, estabelecendo um cotejo das caracte rísticas que a difere da didática convencional. No decorrer deste estudo, são apresentados 22 paralelos entre a Didática e a Paradidática, identificados pela pesquisadora na condição de professora conscienciológica e convencional, bem como nas pesquisas da bibliografia sobre o tema.
Conscientia Tathiana Mota Vol 14 - N. 4 - 2010 (2010-10)
Este trabalho objetiva apresentar os resultados preliminares de um estudo de viabilidade de educação a distância (EAD) realizado pela Reaprendentia. Foi
utilizado estudo de caso do Programa de Aceleração da Erudição (PAE) online
para análise de viabilidade econômica-financeira e parapedagógica. Conclui-se
que a EAD pode ser instrumento útil a ser utilizado pelas ICs que desejarem em
suas funções parapedagógicas tarísticas.
O presente trabalho visa revisar e debater os fundamentos políticos e filosóficos do programa Alianza Educación sin Fronteras, no que se refere aos parâmetros de interação da Conscienciologia com a Socin, para além das atividades próprias das instituições conscienciocêntricas. Para tanto, é realizada revisão de literatura na qual trechos de textos centrais do tema são expostos e questionados sistematicamente. Procura-se apresentar o posicionamento dos autores frente ao problema. Conclui-se afirmando a necessidade de resguardar os limites específicos da Parapedagogia e da Pedagogia, evitando a descaracterização de ambas.
Este trabalho traz alguns elementos para reflexão sobre a prática docente conscienciológica, a partir de observações e vivências em turma do Curso de
Projeciologia e Conscienciologia (CPC), exemplificando situações de interação
interconsciencial e seus benefícios. A interação deliberada, consciente e atenta
entre os docentes, visando ao atendimento das necessidades evolutivas dos alunos, melhora o trabalho, facilita a intervenção extrafísica dos amparadores e o desenvolvimento das autopesquisas de todos os participantes do campo energético. No texto, busca-se esclarecer o que se entende por interação docente, seus tipos, algumas técnicas e ações derivadas da atenção multidimensional à interação parapedagógica, além de apresentar exemplos vividos durante o curso.
Este artigo visa descrever as atividades do curso Laboratório de Técnicas Projetivas (LTP), embasado na abordagem científica da Projeciologia. Objetiva ainda a apresentação dos resultados obtidos por alunos participantes de 4 LTPs, ministrados pelos professores autores deste artigo, no período de pouco mais de 1 ano. Evidencia-se a importância das técnicas projetivas nos cursos regulares de Projeciologia.
Conscientia Amalin Vieira, Olegário Borges, Daniel Muniz Vol 8 - N. 1 - 2004 (2004-01)
Este estudo traz experiências dos autores, durante mais de dois anos, em trabalho de equipe no Curso de Projeciologia e Conscienciologia (CPC). São apresentadas as principais renovações conscienciais verificadas com estes autores e demais colegas que compuseram as equipes de professores neste laboratório de convivência.
Conscientia William Klein, Ivelise Vicenzi Vol 8 - N. 1 - 2004 (2004-01)
O presente artigo apresenta a relação entre inversão existencial e antecipação assistencial, elemento-chave para o(a) jovem inverter o fluxo convencional da
sociedade humana. Dentre as propostas possíveis para a antecipação assistencial do(a) inversor(a), a docência em Conscienciologia, atividade fundamental da Parapedagogia, tem-se apresentado a tarefa de vanguarda mais eficaz. A auto análise conscienciométrica do(a) inversor(a) quanto ao trinômio aptidão-predisposição-disponibilidade colabora para a auto-avaliação do nível de antecipação assistencial pessoal.
Conscientia Ana Luiza Rezende Vol. 6 - N. 4 - 2002 (2002-10)
O presente artigo relata as realizações, até o presente momento, das atividades educacionais (tares) de Conscienciologia na República Popular da China (RPC). Inicia-se com a explicação da importância da tares na RPC para a comunidade conscienciológica, seguido das razões que levaram os autores a visitarem esse país e a organizarem a Primeira e a Segunda Excursão Científico-educacional na China, eventos constituídos de palestras e aulas de Conscienciologia e intercâmbios científicos. São apresentadas as situações que levaram à realização dessas duas excursões e também o relato detalhado de suas atividades, incluindo observações feitas sobre alguns aspectos da cultura chinesa. No final do artigo, os autores apresentam o resumo das principais atividades durante ambas as excursões, comentário dos planos dos autores sobre a tares na China e suas decisões de mudarem-se para a RPC − onde residiram quase três anos. Também é relatada sua mudança para Foz de Iguaçu, Brasil, visando o trabalho em conjunto com a Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC).
Conscientia Simone de La Tour, Kevin de La Tour Vol 5 - N. 4 - 2001 (2001-10)
O presente artigo relata as realizações, até o presente momento, das atividades educacionais (tares) de Conscienciologia na República Popular da China (RPC).
Inicia-se com a explicação da importância da tares na RPC para a comunidade conscienciológica, seguido das razões que levaram os autores a visitarem esse país
e a organizarem a Primeira e a Segunda Excursão Científico-educacional na China,
eventos constituídos de palestras e aulas de Conscienciologia e intercâmbios científicos. São apresentadas as situações que levaram à realização dessas duas excursões e também o relato detalhado de suas atividades, incluindo observações feitas sobre alguns aspectos da cultura chinesa. No final do artigo, os autores apresentam o resumo das principais atividades durante ambas as excursões, comentário dos planos dos autores sobre a tares na China e suas decisões de mudarem-se para a RPC − onde residiram quase três anos. Também é relatada sua mudança para Foz de Iguaçu, Brasil, visando o trabalho em conjunto com a Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC).
Conscientia Simone de La Tour, Kevin de La Tour Vol 5 - N. 4 - 2001 (2001-10)