Este artigo transcreve as experiências pessoais do autor nas participações em minitertúlias ministradas pelo propositor da Enciclopédia da Conscienciologia, Prof. Waldo Vieira (1932–2015), realizadas no período matutino no Tertuliarium, CEAEC, de 2013 a 2015. O registro compreende também a frequência nas atividades vespertinas regulares da Tertúlia Conscienciológica, o Curso de Longo Curso. É descrita a elaboração de perguntas facilitadoras do debate nas minitertúlias e, no período da tarde, a formulação de questões voltadas às discussões, contrapontos e aprofundamentos do tema do verbete do dia. Nessa atividade, vale destacar o papel dos monitores da Associação Internacional de Enciclopediologia Conscienciológica (ENCYCLOSSAPIENS), com a função de ler previamente o verbete, otimizar o debate colaborativo qualificando o holopensene interassistencial e assessorar tanto a conscin mediadora da tertúlia quanto a conscin verbetógrafa na defesa do verbete diário. Valoriza-se a participação assídua e ativa, na opinião do autor, no maior empreendimento grupal da Comunidade Conscienciológica Cosmoética Internacional (CCCI).
O artigo discute as razões para o uso de drogas na juventude e expõe os contrapontos sadios da técnica da invéxis. Verificou-se que o uso de drogas é incompatível com a inversão existencial, pois causa o desvio da proéxis gerando comprometimentos holossomáticos, dependência e prejuízos nas relações familiares e sociais, ocasionando interpri-sões grupocármicas.
Gestações Conscienciais Ana Luíza de Carvalho Araújo Vol. V, 2016 (2016)
O artigo visa debater acerca da função evolutiva da criticidade na condição de ferramenta alavancadora da atualização pessoal e grupal e de elemento essencial para as autorreciclagens intraconscienciais (recins). Através do instrumento de avaliação conscienciométrica deste traço, o Criticograma, buscou-se auxiliar o leitor ou leitora a expandir suas autorreflexões diagnósticas quanto ao nível de desenvolvimento e à qualidade de aplicação deste traço na automanifestação consciencial diuturna e multidimensional.
Glasnost Laura Bruna Araújo v. 3 n. 3 (2016) (2016)
Este trabalho é o resultado parcial da pesquisa sobre gestação consciencial (gescon) grupal e visa mostrar a complexidade e importância da grupalidade produtiva enquanto processo de qualificação consciencial através da convivência conscienciológica. Com base na própria vivência da autora, o artigo define a gescon grupal e discorre sobre metodologias, benefícios e dificuldades de concretização.
Conscientia Maria Cristina Ellwanger Vol. 10 - N. 1 - Jan. / Mar. 2006 (2006-01)
O presente artigo apresenta análise da prática assistencial interconsciencial
sob a ótica da Invexologia, subespecialidade da Conscienciologia que estuda
a técnica da inversão existencial. Expõe as características da abnegação assistencial no contexto da invéxis. Explora a criticidade e o posicionamento enquanto ferramentas indispensáveis para a autopesquisa, saída dos engodos da socin e análise objetiva dos fatos visando a assertividade na assistência desinteressada. Ao final, são enumerados dificultadores e otimizadores da assistência interconsciencial, peculiares ao jovem inversor existencial, fornecendo subsídios práticos para a qualificação do nível da assistência exercida.
Conscientia Filipe Colpo Vol 09 - N. 1 - 2005 (2005-01)