O presente trabalho apresenta breve biografia de Jean-Jacques Rousseau (1712-1778), filósofo suíço e enciclopedista do século XVIII. Propõe, de maneira sucinta, relação das principais ideias desenvolvidas pela personalidade estudada, bem como análise conscienciométrica dos traços conscienciais, materpensene, provável proéxis e hipótese de especialidade conscienciológica mais afim. O objetivo é promover o autorrevezamento grupal mediante revisão e atualização dos conceitos pessoais sobre modelos de organização social cosmoéticos pela ótica da Conscienciologia.
A pesquisa biográfica constitui-se em um dos meios de aplicação teática do Paradireito e possibilita interassistência cosmoética. Este artigo apresenta o Projeto Antologia Biografológica desenvolvido pelo Colégio Invisível da Paradireitologia, no qual busca-se destacar a evolução do biografado no tempo histórico compreendendo as relações que foram estabelecidas com o Paradireito e a Cosmoética. O método utilizado é a descrição da prática do projeto e das hipóteses encontradas até o momento (ano base 2017) para o prosseguimento do trabalho de pesquisa.
Estado Mundial Elisa Frota Ano II - Número 2 - Agosto 2017 (2017)
A temática deste artigo é a hipótese heteroconscienciométrica da biografia de Anne Mansfield Sullivan (1866-1936), sua formação, origem, etnia, família, personalidade, atributos conscienciais, trafores, trafares, trafais, profissão, método de ensino e preceptoria dedicada à aluna e escritora Helen Keller. A análise conscienciométrica, foi desenvolvida a partir da pesquisa biográfica de Anne Sullivan e vivência da autora desde 1980, quando supervisionou a Escola Estadual Anne Sullivan, instituição de ensino e atendimento aos portadores de necessidades especiais, em Niterói, RJ. O interesse por esta área de estudo vem da investigação da Linguagem e sua origem na espécie humana. O Conscienciograma norteou a pesquisa biográfica. A conclusão a que esta autora chega é que Anne Sullivan foi incompletista, devido às doenças adquiridas posteriormente, demonstrando falta de lucidez quanto à importância do soma para concretude da proéxis.