O artigo aborda particularidades da vida de Helen Keller (1880–1968), escritora, conferencista e ativista social norte-americana, sob a ótica do Paradigma Consciencial. Objetiva-se explorar a maneira singular com que essa personalidade delineou sua trajetória, em meio a adversidades somáticas, na condição de surdocega. Ademais, buscou-se analisar os aportes recebidos e os traços conscienciais, como forma de mensurar a consecução da proéxis. O artigo baseia-se em pesquisas de diferentes fontes bibliográficas, especialmente na autobiografia da personalidade em questão, além de bibliografia conscienciológica. Em síntese, conclui-se que a vontade, maior atributo da consciência, se destaca fortemente na biografia estudada, sendo determinante nas conquistas evolutivas da personalidade. Além disso, considera-se a hipótese de completismo existencial (compléxis). Por fim, destaca-se a importância da dinâmica interassistencial, caracterizando a policarmalidade em certo nível, e os propósitos intermissivos alinhados à proéxis, evidenciados em escolhas e priorizações feitas ao longo da vida.
A pesquisa retrata, sob a ótica do Paradigma Consciencial, as particularidades da vida de Elizabeth D’Espérance (1855–1918), médium de efeitos físicos e escritora inglesa, mais conhecida como Madame D’Espérance. Este trabalho tem por objetivo apresentar aspectos da vida da biografada, como seus traços conscienciais e fenômenos parapsíquicos, discutir acerca dos efeitos da ectoplasmia e refletir sobre a relação entre síndrome ectoplásmica e autoconscientização ectoplásmica. Os escritos baseiam-se em pesquisas a diferentes fontes bibliográficas referentes aos Séculos XIX e XX, além de bibliografia conscienciológica. Por fim, após reflexões sobre a temática dos fenômenos parapsíquicos e ectoplasmia, conclui-se que o parapsiquismo cosmoético é ferramenta chave na interassistência qualificada, sendo esse trafor passível de ser inato a muitas consciências. Infere-se, também, que o ectoplasta, consciente quanto à sua capacidade e potência energética, é capaz de evitar acidentes de percurso e qualificar sua atuação multidimensional assistencial.
Aulo Gélio viveu em Roma no Séc. I. Trata-se de um escritor ainda pouco conhecido e divulgado. O autor realizou um estudo aprofundado sobre os escritos dele, buscando melhor conhecê-lo e contribuir para resgatar a sua figura e feitos. Objetiva, no presente artigo, apresentar parte do que descobriu, especialmente sobre a obra deixa da por ele denominada As Noites Áticas, a qual narra parte da literatura de Roma e Grécia Antiga até o início da era atual. A pesquisa se realizou por meio de estudos em Enciclopédias, Livros de Direito Romano e a tradução da referida obra.
Conscientia Eucárdio de Rosso Vol 19 - N. 3 - 2015 (2015-07)
Este artigo visa revisitar e revalorizar a história do brasileiro Hipólito da Costa, um dos baluartes da Independência do Brasil, cujo busto foi selecionado para compor a aleia dos gênios d Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC). Embora pouco conhecido, Hipólito da Costa foi o responsável pela publicação mensal do jornal Correio Braziliense, em Londres, de 1808 a 1822, considerado, atualmente (Ano-base: 2014), o primeiro jornal brasileiro publicado. Para o desenvolvimento da pesquisa, o autor utilizou algumas biografias de Hipólito da Costa, mas, principalmente, a coleção do jornal Correio Braziliense, publicada em 31 volumes pela Imprensa Oficial de São Paulo, em 2001, sob a coordenação de Alberto Dines, na qual consta fac-símile de todas as 175 edições do jornal.
Conscientia Eucárdio de Rosso Vol 18, N. 3 - 2014 (2014-07)
O presente artigo propõe a ficha Biografométrica, modelo de fichamento ou síntese conscienciométrica de determinado indivíduo a ser pesquisado (heteroconscienciometria). A ficha Biografométrica é destinada para heteranálise de consciências, principalmente de personalidades históricas ou consciências multitudinárias, com o intuito de realizar um breve resumo de aspectos biográficos e intraconscienciais, no formato de apostilamento, com a possibilidade de visualizar de modo rápido o panorama da consciência a ser analisada
A temática deste artigo é a hipótese heteroconscienciométrica da biografia de Anne Mansfield Sullivan (1866-1936), sua formação, origem, etnia, família, personalidade, atributos conscienciais, trafores, trafares, trafais, profissão, método de ensino e preceptoria dedicada à aluna e escritora Helen Keller. A análise conscienciométrica, foi desenvolvida a partir da pesquisa biográfica de Anne Sullivan e vivência da autora desde 1980, quando supervisionou a Escola Estadual Anne Sullivan, instituição de ensino e atendimento aos portadores de necessidades especiais, em Niterói, RJ. O interesse por esta área de estudo vem da investigação da Linguagem e sua origem na espécie humana. O Conscienciograma norteou a pesquisa biográfica. A conclusão a que esta autora chega é que Anne Sullivan foi incompletista, devido às doenças adquiridas posteriormente, demonstrando falta de lucidez quanto à importância do soma para concretude da proéxis.
Este artigo apresenta uma análise conscienciométrica do estudo sobre a personalidade de Florence Nightingale, escritora e fundadora da moderna enfermagem. Os resultados aqui expostos são hipóteses conscienciométricas, apoiados em cartas pessoais e biografias escritas por terceiros. Além da análise conscienciométrica de Nightingale examina-se a possível especialidade conscienciológica da biografada, tendo por referência as suas publicações tarísticas. Ao final discute-se a assistência policármica realizada, em momento evolutivo pontual, levando-se em conta seus trafores, trafares, trafais e patologias evidenciadas.
Dentre os maiores desafios estabelecidos naturalmente pelo neoparadigma consciencial está a compreensão e vivência pessoal das abordagens e conceitos técnicos sobre as realidades multidimensionais e pluriexistenciais. O presente artigo objetiva propor o conceito, técnicas, procedimentos e resultados da releitura autobiográfica fundamentada nas experiências individuais de autopesquisa neste neoparadigma e capaz de ampliar conhecimento sobre a história evolutiva do
pesquisador, a holobiografia. É apresentada a listagem-síntese dos problemas enfrentados e correlacionados à pesquisa seriexológica, os quais são conceituados e exemplificados para fundamentar os efeitos benéficos a serem obtidos no decorrer desta investigação. São propostos procedimentos e posturas comportamentais passíveis de serem utilizadas como parâmetros de investigações autobiográficas.
O presente texto apresenta uma análise conscienciométrica da personalidade de Florence Nightingale, trazendo para o debate características relacionadas à técnica da inversão existencial e demonstrando seus erros e acertos, que servem de exemplo para a aplicação da técnica da inversão existencial.
Este artigo apresenta uma proposta de metodologia de pesquisa biográfica através do paradigma consciencial e expõe alguns dos benefícios de sua aplicação. Apresentam-se, também, as etapas e um roteiro para a realização de pesquisas biográficas. A riqueza das vivências de uma pessoa, estudada através de sua biografia, pode ser um catalisador para a evolução do pesquisador, quando este reflete sobre diferentes posturas de vida adotadas pelo biografado.