O presente trabalho constitui estudo de biografia de personalidade empreendedora: José Pedro Varela (1845-1879), intelectual uruguaio que impulsionou reforma educativa nacional, base do sistema laico e gratuito da educação pública atual no país. Propõe análise conscienciométrica e formula a hipótese de proéxis individual e grupal, levantando as possíveis conexões existentes entre o grupo evolutivo de Varela e o grupo evolutivo da Conscienciologia. A casuística apresentada visa fornecer subsídios para a compreensão e desenvolvimento do atributo empreendedorismo pelas consciências interessadas.
Homo Projector Maria Beatriz Cea v. 03 n. 02 - JUL/DEZ – 2016 (2016-07)
O presente trabalho constitui estudo de biografia de personalidade empreendedora: José Pedro Varela (1845-1879), intelectual uruguaio que impulsionou reforma educativa nacional, base do sistema laico e gratuito da educação pública atual no país. Propõe análise conscienciométrica e formula a hipótese de proéxis individual e grupal, levantando as possíveis conexões existentes entre o grupo evolutivo de Varela e o grupo evolutivo da Conscienciologia. A casuística apresentada visa fornecer subsídios para a compreensão e desenvolvimento do atributo empreendedorismo pelas consciências interessadas.
Homo Projector Maria Beatriz Cea v. 03 n. 02 - JUL/DEZ – 2016 (2016-07)
Esta pesquisa tem por objetivo transmitir ideias que possam ser úteis ao professor interessado em utilizar a Biografologia no processo de aprimoramento pessoal e em sua qualificação docente. Os métodos utilizados foram pesquisa bibliográfica e análise de experiências do autor com docência e pesquisas biográficas. Entre os resultados da pesquisa observou-se a viabilidade da Biografologia no processo para formação do professor ao motivar, esclarecer, ampliar a erudição, desenvolver a reflexão crítica da realidade, promover reciclagens pessoais e qualificar o exemplarismo. O enfoque do artigo é a qualificação do professor com base no paradigma consciencial.
Parapedagogia Cícero Schünemann ANO 1, NÚMERO 1, OUTUBRO DE 2011 (2011-10)