Este artigo tem como objetivo apresentar reflexões a respeito da aprendizagem decorrente da descoberta, ou mesmo de indícios, de retrovidas pessoais. A consciência serve de exemplo a si mesma, através dos erros e acertos do passado. As reflexões que tem a respeito de tais exemplos e o que faz com elas, podem impactar positivamente seu processo evolutivo.
Parapedagogia Paulo Freire ANO 6, NÚMERO 6, OUTUBRO DE 2016 (2016)
O artigo apresenta a técnica do espelhamento evolutivo relacionando-a com a docência conscienciológica. O método de investigação é a autopesquisa de campo parapedagógico e pesquisa bibliográfica complementar. A vivência da autora, como discente e docente de Conscienciologia há quase duas décadas, reforça a hipótese da força didática do exemplo e do esclarecimento com base na experiência pessoal, qual espelho evolutivo. A autoimagem real é condição para um espelhamento sem distorções, favorecendo a tares. Propõe etapas da dessoma da autoimagem idealizada, a partir da experiência da autora e observada em outros compassageiros evolutivos, em analogia à teoria de Kübler-Ross (1991) sobre a reação dos pacientes terminais perante a morte iminente: negação, raiva, barganha, depressão, aceitação e mudança. Apresenta ainda taxologia de distorções na autopercepção, dificultadoras de um espelhamento evolutivo eficaz.
Parapedagogia Eliana Manfroi ANO 1, NÚMERO 1, OUTUBRO DE 2011 (2011-10)
Esta pesquisa tem por objetivo transmitir ideias que possam ser úteis ao professor interessado em utilizar a Biografologia no processo de aprimoramento pessoal e em sua qualificação docente. Os métodos utilizados foram pesquisa bibliográfica e análise de experiências do autor com docência e pesquisas biográficas. Entre os resultados da pesquisa observou-se a viabilidade da Biografologia no processo para formação do professor ao motivar, esclarecer, ampliar a erudição, desenvolver a reflexão crítica da realidade, promover reciclagens pessoais e qualificar o exemplarismo. O enfoque do artigo é a qualificação do professor com base no paradigma consciencial.
Parapedagogia Cícero Schünemann ANO 1, NÚMERO 1, OUTUBRO DE 2011 (2011-10)