Este artigo sintetiza temas de pesquisas da especialidade estudada pelo Colégio Invisível da Parapoliticologia, sendo apresentados 4 eixos temáticos: fundamentos, autoconscientização parapolítica, autopesquisa parapoliticológica e governança interassistencial. Os autores integram esse Colégio Invisível, no qual foram realizados vários estudos, debates, reflexões, gescons, desde sua fundação em 2013, para construir a cosmovisão e proposta de programa de pesquisa da especialidade, buscando a compreensão teática das manifestações políticas e parapolíticas das conscins em experiência no Planeta, na Era da Reurbanização Extrafísica.
Conscientia Ana Seno, Cilene Gomes, Marcelo Rouanet Vol 27 - N. 3 - Jul. / Set. 2023 (2023-07)
As autoras, pesquisadoras do Colégio Invisível da Ressomatologia e voluntárias da Associação Internacional de Ressomatologia e Infanciologia (EVOLUCIN), motivaram-se com o objetivo de realizar uma compilação de marcos e publicações, de modo não exaustivo, da especialidade. Os métodos utilizados foram a pesquisa bibliográfica conscienciológica e a discussão oriunda das reuniões do colégio. Os achados da pesquisa demonstram a relevância do estudo dos períodos da pré-ressoma, neorresoma e pós-ressoma, encontrando-se a especialidade em estágio inicial de desenvolvimento, buscando seguir a passos largos para o estágio avançado.
O artigo resultou de pesquisas do Colégio Invisível da Ressomatologia. Objetivou-se identificar os pilares da Ressomatologia, elucidar as interrelações disciplinares entre Ressomatologia e Seriexologia, e apresentar casuísticas de autopesquisa de hipóteses quanto ao ciclo multiexistencial pessoal (CMP). O método utilizado incluiu a aplicação da Técnica dos Pilares Conscienciológicos; revisão bibliográfica conscienciológica sobre a interrelação Ressomatologia-Seriexologia; e análise de casuísticas a partir de experiências, observações e registros. A partir de reflexões teóricas, as autoras apresentam e analisam as casuísticas pessoais do contexto ressomatológico, e por meio delas, concluem ter sido possível basear identificação inicial de informações e hipóteses retrocognitivas.
Este artigo contribui ao estudo da Parapoliticologia discutindo temas relacionados ao conceito Democracia, propondo análises pelas bases parapoliticológicas interdisciplinares pelos integrantes do Colégio Invisível da Parapoliticologia. Centra-se nas reflexões sobre os desafios à sustentação de holopensene democrático em comunidades e sociedade em geral. Propõe o desenvolvimento das habilidades comunicativas, associando-as à teoria da ação comunicativa do filósofo alemão Jürgen Habermas (1929‒). O artigo aponta para a necessidade do autoaprendizado parapolítico, questionando os comportamentos e condutas pessoais com vistas à autorreeducação consciencial e autoconscientização parapolítica contributiva para a reurbanização planetária.
Conscientia Aride Guinalli, Elisete Pagano, Ana Seno, Marcelo Rouanet, Cilene Gomes Vol 26 - N. 2 - 2022 (2022-04)
O artigo busca reunir fundamentos cosmovisiológicos, de natureza interparadigmática e interdisciplinar para compreensão das relações entre complexidade e consciência. Perpassa noções convergentes das ciências filosóficas e humanas, da teoria quântica,
abordagens sistêmicas e conscienciológicas; considera a existência de um único movimento regulador de múltiplas dimensões do princípio consciente e o desafio de compreensão da paralógica interassistencial associado à difícil questão das fronteiras conscienciais.
Este artigo objetiva suscitar reflexões sobre a proéxis, embasadas na autopesquisa dos nexos grupocármicos das experiências existenciais e entendimentos sobre as relações entre a interassistência multidimensional e o propósito de vida. A Metodologia valeu-se da abordagem interparadigmática, com ênfase no Paradigma Consciencial, da utilização de bibliografias surgidas sincronicamente durante o período de elaboração do artigo e, ainda, de entendimentos obtidos no Curso Introdução à Programação Existencial, da Associação Internacional de Programação Existencial (APEX), ocorrido em abril-maio de 2016. Nas Considerações Finais, a autora-pesquisadora procura validar a hipótese de que, no balanço holocármico, o propósito de vida pode ser reconhecido pela busca constante do estado de maior união consigo mesmo, pelo sentimento de plenitude da consciência ao assumir os paradeveres proexológicos.
Estado Mundial Cilene Gomes Ano V - Número 5 - Agosto 2020 (2020)
No presente artigo, os professorandos da primeira turma do Curso para Formação de Professores de Conscienciologia da Reaprendentia em São Paulo propuseram-se a compartilhar a reflexão conjunta realizada sobre a trajetória da formação docente no primeiro semestre de 2015. O objeto central do trabalho foram os puzzles parapedagógicos identificados pelos participantes no decorrer dos estágios e selecionados para reflexão e reciclagem após o término do curso. O método utilizado para as discussões foi o do grupo focal. As análises dos conteúdos obtidos orientam-se, nas considerações finais, para o reconhecimento de convergências dos processos conscienciais individuais e das ações de enfrentamento dos puzzles, bem como procurou-se reconhecer as lições parapedagógicas vivenciadas durante o curso e a elaboração do artigo.
Parapedagogia Vilma Maria Lira de Souza, Flávia Cardoso, Enilda Lara, Domingos Sávio Marini, Krupka,Regina Maria, Cilene Gomes, Sônia Carrasco Souza, Mauro Santos de Oliveira Junior ANO 7, NÚMERO 7, OUTUBRO DE 2017 (2017)
A presente incursão do estudo sobre sincronicidade resulta de esforços prévios de investigação realizados no âmbito de atividades conscienciológicas. Propõe-se contribuir para a criação de um diálogo interparadigmático sobre o fenômeno da sincronicidade, considerando estudos realizados no campo do paradigma científico convencional, centrados nas proposições teóricas de Carl Gustav Jung, e os entendimentos elaborados no âmbito do paradigma conscienciológico com base em Waldo Vieira. Com o paralelo assim estabelecido, prossegue-se no objetivo de validar a abordagem das convergências do entendimento, identificando correlações significativas entre as formulações sobre o fenômeno oriundas dos referidos paradigmas. Além disso, intenta-se refletir sobre as aplicações do estudo e reconhecimento de sincronicidades no âmbito da prática conscienciológica, destacando a importância da detecção, registro e significação de tais ocorrências para os processos de autopesquisa e interassistência consciencial. O que conflui para a proposição conceitual do sincronoscópio, nas considerações finais.
Interparadigmas Cilene Gomes Ano 5 - N. 5: Precursores Interparadigmáticos (2017)
A reflexão sobre a construção do Estado Mundial apresentada fundamentase na perspectiva da superação de divergências e criação de convergências conscienciais e ações afins. Visando a expandir a proposição da questão com revisão bibliográfica e prática re flexiva sobre experiências pessoais, procedeuse à reunião dos entendi mentos a respeito do Estado Mundial e à formulação da abordagem das convergências; por fim, apontouse a necessidade do compromisso das consciências individuais com desconstruções e reciclagens para aprimo rar o Estado Mun dial enquanto utopia realizável no aqui e agora.
Estado Mundial Cilene Gomes Ano I - Número 1 - Agosto 2016 (2016)
O artigo propõe-se a ensaiar na ótica da Reeducaciologia e Ressomatologia, alguns entendimentos sobre as situações adversas que muitas crianças se encontram no mundo de hoje, tendo em vista discernir os desafios evolutivos aí envolvidos e refletir sobre a teática da reeducação consciencial diante de tais desafios. Foi utilizada metodologia exploratória com apoio em referências factuais, bibliográficas e filmográficas, em aportes sincrônicos advindos de atividades conscienciológicas e troca de ideias continuada entre as autoras. Os resultados obtidos foram: um inventário inicial das adversidades básicas que se apresentam contemporaneamente a inúmeras crianças; entendimentos conscienciológicos das razões de tais situações; exemplificação de educadores conscientes; e um paralelo com a perspectiva teática do educador consciencial. Concluiu-se que há convergências entre os perfis do educador consciente e consciencial, referente a como veem e trabalham com as crianças, sendo a proposta da reeducação pela cosmovisão conscienciológica mais abrangente e promissora.
Parapedagogia Flávia Rosa Cardoso, Cilene Gomes ANO 6, NÚMERO 6, OUTUBRO DE 2016 (2016)
O processo de autopesquisa da autora é descrito e analisado neste artigo a partir de dois relatos de projeção consciente. A análise dos relatos visou inicialmente o entendimento da relação geral entre espaço-tempo multidimensional e visão de si. Nesta busca, o despertamento para a dimensão autopesquisística de avaliação conscienciométrica tornou-se esclarecedor e incitou ao reconhecimento de autenfrentamentos necessários para efetivação de novas reciclagens. No primeiro relato, a análise das ações da projetora durante a vivência extrafísica conduziu à identificação de traços conscienciais gerais e particularmente ligados ao próprio perfil assistencial. No segundo relato a análise centrou-se na ressignificação da história pessoal e conduziu à decisão de trabalhar o traço da ingenuidade e demais traços pessoais envolvidos no movimento consciencial expresso pelo binômio introversão-extroversão.