O artigo busca reunir fundamentos cosmovisiológicos, de natureza interparadigmática e interdisciplinar para compreensão das relações entre complexidade e consciência. Perpassa noções convergentes das ciências filosóficas e humanas, da teoria quântica,
abordagens sistêmicas e conscienciológicas; considera a existência de um único movimento regulador de múltiplas dimensões do princípio consciente e o desafio de compreensão da paralógica interassistencial associado à difícil questão das fronteiras conscienciais.
O artigo apresenta a pesquisa de experiência pessoal em acontecimento parapsíquico
da autora-parapercipiente, tenepessista veterana, com a finalidade de evidenciar a presença de entidade extrafísica na dimensão intrafísica e levantar hipóteses sobre o parafenômeno agênere (aparição). Na metodologia, foram estabelecidas etapas de desenvolvi mento e de acabativa a fim de obter a realização comprobatória do parafenômeno. Estão organizadas as seções para apresentação de conceituação e definições, descrição dos parafatos vivenciados, verificação dos dados, sínteses da análise dos resultados autorreflexão das evidências, levantamento de hipóteses e a correlação complementada por meio de consulta à literatura específica sobre o agênere e estabelecimento de correlação com especialidades da Conscienciologia para ampliar a compreensão desse parafenômeno e contribuir para a fundamentação dos autoexperimentos.