Neste artigo, a autora apresenta reflexões sobre os efeitos somatórios e potencializadores advindos dos estudos técnicos e teáticos sobre a tenepessografia e a verbetografia, enquanto oportunidade de qualificação mentalsomática do praticante da tenepes, com impactos positivos na interassistência tenepessística. A metodologia de pesquisa fundamentou-se nas bases conceituais do corpus de conhecimento da Conscienciologia e na teática da auto e heteroproduções verbetográfica e tenepessográfica. A fim de incentivar a expansão e autoqualificação mentalsomática do tenepessista, a autora compartilha autovivências e benefícios resultantes desse sinergismo e propõe um receituário verbetográfico tenepessológico com prescrição de verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, agrupados de acordo aos estágios do tenepessismo (inicial, manutenção, evolução e ofiex). A inclusão constante de novos verbetes e a consulta periódica ao receituário podem constituir instrumento de pesquisa inspiradora útil para conscins tenepessáv
Conscientia Lygia Decker Vol 28 - N. 1 - Jan. / Mar. 2024 (2024-01)
O presente artigo caracteriza a condição patológica do assédio mentalsomático que se instala a partir das distorções, irreflexões e anticosmoética no emprego dos atributos mentaissomáticos. Por outro lado, mostra a possibilidade do autodesassédio através da experiência de escrever um verbete para Enciclopédia da Conscienciologia, transformando crise em oportunidade. Apresenta também, vários desafios a serem superados, relacionados à autoconfiança intelectual, à autoinclusão verbetográfica, dentre tantos, capazes de expandir a interassistência, aumentar a cosmovisão, a polimatia, a erudição, e possibilitar a conquista de novo patamar de manifestação consciencial.
Mentalsomatologia Aplicada Iara Suassuna Ano 1 - N. 1 - Dez de 2020 (2020-12)
Este artigo objetiva incentivar o emprego da Verbetografia enquanto meio de autopesquisa pressupondo a decorrência de reciclagens intraconscienciais e a consequente autoqualificação para o trabalho da maxiproéxis grupal. Encontra-se inserido no contexto do esforço conjunto em prol da megagescon prioritária na Comunidade Conscienciológica Cosmoética Internacional (CCCI), a Enciclopédia da Conscienciologia. A Metodologia utilizada fundamenta-se na observação, identificação e análise da vivência das autoras nas atividades de escrita, revisão e ensino relacionados à interassistência verbetográfica. Para delinear as bases da Autopesquisologia Verbetográfica e problematizar a questão da introspecção autopesquisística da conscin no transcurso do ciclo de produção verbetográfica, desenvolve-se neste artigo três eixos
principais: egocármico (verbetógrafo), grupocármico (revisores, professores,) e o policármico (leitores, tertulianos e teletertulianos), empregando-se o parapsiquismo enquanto variável transversal. Como resultados obtidos, encontram-se indicadores e variáveis seguidas de perguntas para autorreflexão e autoconscientização a respeito da possibilidade de ser a Verbetografia oportunidade irresistível de catalisação evolutiva.
Conscientia Rosa Nader, Dulce Daou Vol 17 - N. 2 - 2013 (2013-04)
presente artigo objetiva apresentar a técnica da meganálise ou metodologia de dissecção conteudística dos verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, bem como exemplificar os benefícios de tais aplicações, tanto para o leitor quanto para o autor de verbetes conscienciológicos. O trabalho, elaborado a partir da experiência do autor, expõe o passo a passo da técnica e demonstra duas meganálises efetuadas em verbetes enciclopédicos já defendidos em tertúlias conscienciológicas. Também são apresentados os benefícios da utilização da meganálise ao modo de recurso grafológico didático favorecedor na elaboração do texto (construção) por parte do autor e na apreensão informacional (grafotares) por parte do leitor.
Conscientia João Paulo Costa Vol. 16 - N. 4 - 2012 (2012-10)
O artigo trata da predileção pelo acompanhamento das tertúlias conscienciológicas, construída a partir da conscientização pessoal sobre as aquisições evolutivas hauridas nos debates temáticos em holopensene tertuliário.Tais aquisições são exemplificadas em enumerações, divididas didaticamente em individuais e coletivas. Há a sugestão de questionamentos para auxiliar na autoavaliação do nível pessoal de tertuliofilia.