Este artigo tem por objetivo delimitar o conceito e propor taxologia específica de técnica conscienciometrológica, enquanto elemento teático da Conscienciometrologia abrangendo os princípios sistemáticos utilizados nos estudos, aplicações e metodologias conscienciométricas. Para o desenvolvimento do tema foi efetuada revisão bibliográfica das publicações da Conscienciologia até 2022 que versam sobre o conceito de técnica e de práticas de avaliação consciencial descritas em trabalhos de autopesquisa e na paradidática conscienciométrica, aliado à autexperimentação da autora na condição de docente e participante interassistencial nos cursos de Conscienciometrologia, em especial nas aulas ministradas na Associação Internacional de Conscienciometria Interassistencial (CONSCIUS). Na elaboração deste trabalho, é explicitada
a caracterização de técnica conscienciometrológica e a proposta de classificação desse tipo de técnica segundo a subespecialidade ou a especialidade da Conscienciologia na qual se insere, conforme a convergência e a função objetivada.
Este artigo objetiva a apresentação cosmovisiológica das etapas do fluxo de revisão verbetográfica, organizadas, estruturadas e aprimoradas pela equipe da ENCYCLOSSAPIENS.
A metodologia utilizada consistiu na compilação de dados históricos e das experiências dos voluntários revisores veteranos, bem como na busca de achegas ideativas a partir de consultas às bibliografias conscienciológicas específicas.
Dentre as etapas constituintes do fluxo de revisão verbetográfica, há ênfase na fase de agendamento das defesas, dado o caráter transversal gruporrevezamentológico.
Nos argumentos conclusivos, comentam-se a melhoria dos atributos conscienciais dos verbetógrafos (recins) e a otimização do autorrevezamento multiexistencial pessoal e grupal, chancelando a funcionalidade e a eficácia do fluxo verbetográfico.