O presente artigo discute propriedades, quesitos e variáveis ínsitas aos valores
conscienciológicos, objetivando elencar elementos que dotam e qualificam os resultados advindos das pesquisas no paradigma consciencial. As ideias expostas fundamentam-se em experiências pessoais e estudos bibliográficos da Conscienciologia. São propostas 5 instâncias para análise: alinhamento paradigmático, cientificidade, potencialidade assistencial, condição quanto ao desenvolvimento de verdades relativas de ponta (verpons), conteúdo e forma. O texto discorre sobre princípios, preceitos e dispositivos embasadores da proposição de perguntas elaboradas e sugeridas para avaliação de gescons grafopensênicas, enquanto produtos de processos pesquisísticos
considerando a interação multidimensional. A realização deste trabalho evidenciou a importância no aprofundamento de fatores relevantes e dos atributos qualificativos na apreciação dos trabalhos da pesquisa conscienciológica.
Este artigo tem por objetivo ressaltar elementos sustentadores da democratização paradireitológica e holofilosófiaca regentes da acessibilidade à Enciclopediologia Conscienciológica, em contraponto ao movimento enciclopédico iluminista. Faz considerações quanto aos meios disponíveis e viabilizadores da aproximação do leitor e do verbetógrafo. Circunscrito ao verbertorado, para o acolhimento à maxiproéxis no âmbito enciclopédico, com a garantia da liberdade à autoinclusão verbetográ' ca voluntária da conscin interessada, intermissivista ou não, detalham-se: a Parapedagogiologia ínsita na estilística enciclopédica orientadora e facilitadora da escrita dos verbetes, criada e difundida pelo propositor e organizador da Enciclopédia da Conscienciologia Waldo Vieira (1932–2015); a criação de fórmula padrão de comunicação no formato chapa verbetográ' ca e as repercussões desse modelo mentalsomático, quando aplicado sistematicamente, na retilinearidade pensênica dos neoverbetógrafos; a iniciativa, o propósito e a panorâmica estatística da abrangência geográ' ca do Programa Verbetografia a enquanto curso facilitador à apreensão do estilo verbetográfico. Nos argumentos conclusivos são comentadas vantagens evolutivas obtidas pelos verbetógrafos dedicados.