O objetivo do presente artigo é compartilhar, com os leitores e pesquisadores interessados, os efeitos autopacificadores da recin realizada pela autora em prol da autoqualificação tenepessística e com vistas à retratação grafotarística. O método utilizado foi a observação e a análise dos dados levantados nos registros do diário da tenepes, de autoexperimentos vivenciados durante cursos conscienciológicos e laboratórios de autopesquisa, além das anotações acerca da aplicação da Técnica de Mais um 1 Ano de
Vida Intrafísica e do próprio laboratório consciencial. A partir da exposição da recin realizada e dos respectivos efeitos autopacificadores, promotores do trabalho assistencial na interação tenepes-escrita, pode-se constatar a importância da autorresponsabilidade pela paz íntima para teática da interassistencialidade tenepessística.
Este artigo traz a autovivência da autora na prática docente do Curso Pacifismologia, do Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia (IIPC), no Centro Educacional de Autopesquisa (CEA), da cidade de Florianópolis, SC, no período de setembro a novembro de 2014. A aplicação da metodologia constituiu-se de ações práticas, registros das autoexperiências; utilização do pensamento crítico-reflexivo, auto-observação das aulas, insights na elaboração do plano de aula, demandas e troca de saberes entre docentes e discentes, autoavaliação na finalização das aulas. Integra a metodologia os relatos efetuados nas fichas de avaliação do referido curso, benefícios e recins do corpo docente em Criciúma, Santa Catarina. Os resultados conduziram à verificação de que o Curso Pacifismologia funciona como aporte autocognitivo ou recurso de conexão holopensênica da paz e perpassaria pela eliminação da anticonflituosidade íntima, por meio das mudanças na estrutura cognitiva na forma de pensar e agir nas situações corriqueiras do dia a dia.