O uso pelos amparadores de paratecnologias extrafísicas aos moldes de objetos e / ou equipamentos intrafísicos, aqui recebendo o prefixo para (paraobjetos ou paraequipamentos), comumente parapercebidos em campos e dinâmicas parapsíquicas
interassistenciais é foco de estudo do Colégio Invisível da Paratecnologia. Atento à recorrência dos fatos levantados por pesquisadores em ambientes extrafísicos, o artigo
expõe proposta verponológica para o desenvolvimento e o aprofundamento pesquisístico em ficha técnica de paraobjeto (FTP) viabilizadora de descrição apurada dos diferentes paraobjetos. Adotou como método a abordagem qualiquantitativa ao utilizar instrumento formal para coleta estruturada de dados subjetivos, aplicada a critérios de seleção sistematizada, e com pesquisa descritiva ao empregar a ficha técnica padronizada em ferramenta funcional pelos autores-pesquisadores. Ao realizar análises envolvendo aspectos interdisciplinares, com base no detalhamento de 11 paraobjetos na FTP, são apresentadas observações da funcionalidade do instrumento para a redução dos gaps da compreensão tecnológica multidimensional.
Conscientia Izoé Daysi Pedroso, Luciano Regnier, Gabriel Chusyd, Elizabeth Pigozzo, Patrícia Siqueira Vol 25 - N. 3 - 2021 (2021-07)
Os debates e experiências das autoras no estudo da especialidade Autopesquisologia motivou esta pesquisa referente aos aspectos práticos da interdisciplinaridade inerente a esta disciplina conscienciológica, utilizando a pesquisa bibliográfica relaciona da à temática e à análise ex-post-facto das experiências pessoais. O artigo apresenta
argumentos fundamentando a Autopesquisologia sendo especialidade transversal à ciência Conscienciologia. É relacionado o uso de instrumentos e técnicas autopesquisísticas às diversas especialidades conscienciológicas, bem como a possibilidade de utilização deles de maneira interativa entre os subcampos científicos, trazendo 4 exemplos de instrumentos e 4 exemplos de técnicas e respectivas aplicações de uso na auto pesquisa. Por fim, discorre-se sobre a ampliação dos achados da autopesquisa a partir da aplicação interdisciplinar, gerando crescimento autocognitivo, exemplificado por meio de tabela sinóptica pesquisística.
Conscientia Andressa Lima, Elizabeth Pigozzo, Adriana Kauati Vol 25 - N. 3 - 2021 (2021-07)
O artigo tem por objetivo apresentar resultados das autopesquisas do Grupo de Pesquisa da Conscienciológica (GPC) Neuropsicoconscienciologia do Centro Educacional de Autopesquisa (CEA), Florianópolis/SC de 4 dos voluntários do Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia (IIPC). Discorre sobre o GPC, apontando as motivações da construção desta gescon conjunta, expões, após, os resultados obtidos pelos membros ao responder o Questionário de Esquemas de Young (QEY) – instrumento utilizado como fonte de autopesquisa em algumas das linhas da Psicologia Cognitivo-Comportamental – no intuito de mapear os esquemas presentes nas manifestações daquelas conscins. Depois, apresenta a etapa diagnóstica sustentadora dos testes conscienciométricos do Conscienciograma, dando suporte aos processos de reciclagens pessoais futuras. O resultado alcançado pelos participantes nas análises e heterofeedbacks, foram apresentados em Seminários de Pesquisa no CEA de Florianópolis em 2017, resultando em reciclagens continuadas através de cursos realizados na Associação Internacional de Conscienciometria Interassistencial (CONSCIUS) por duas das autoras deste artigo.
Glasnost Paulo Eduardo Vieira, Carmen Cavalcanti, Elizabeth Pigozzo, Aden Rodrigues Pereira v. 8 n. 8 (2021) (2021)
O presente artigo aborda o exercício de autopensenometria aplicado a intervalos de pensenidade gerados em momentos de tomada de decisão e contextos reais dos autores. Objetiva evidenciar a existência e tornar classificáveis as unidades pensênicas componentes do processo decisório consciencial, ampliando a abordagem autopesquisística. A metodologia envolveu o registro de condutas adotadas em situações cotidianas, o perscrutamento e a classificação dos pensenes envolvidos e o esquadrinhamento interpretativo por meio de ferramenta de análise. Os resultados apresentaram características particulares e contraditórias da pensenidade circundecisória pessoal, as matrizes pensênicas utilizadas e a relevância do estudo do afluxo autopensênico na qualificação da autoortopensenidade.
Glasnost Henrique Samir Moraes, Elizabeth Pigozzo v. 8 n. 8 (2021) (2021)
As experiências das autoras na temática autocientificidade e tecnicidade conscienciológica, somadas às consultas bibliográficas sobre paratecnogenia e descrição de técnicas resultou nesta pesquisa teática. Com base na compreensão da importância da tecnicidade na cientificidade autopesquisística com rigor metodológico, o artigo discorre sobre o modo de gerar técnicas conscienciológicas, a paratecnogenia, e sugere itens mínimos para descrevê-las adequadamente. A metodologia empregada para desenvolver a pesquisa foi análise dos pontos positivos e negativos nas descrições de técnicas e pa-
ratécnicas encontradas nos artigos e livros da Conscienciologia. No artigo, ressalta-se a necessidade de tecnicidade para criar e descrever técnicas conscienciológicas, embasadas no paradigma consciencial e, portanto, considerando suas premissas fundamentais. O artigo apresenta, como exemplo, a descrição da técnica economia de males.
Conscientia Elizabeth Pigozzo, Adriana Kauati Vol. 24, N. 2 (2020) (2020-04)
O Grupo de Pesquisa Institucional (GPI) Cognopoliologia é atividade institucional de pesquisa projetiva aplicada por equipe de voluntários-pesquisadores da Orthocognitivus, Instituição Conscienciocêntrica (IC) voltada à implantação de uma Cognópolis na mesorregião da Grande Florianópolis, no estado de Santa Catarina (SC). O objetivo
deste artigo é apresentar uma metodologia sistematizada, a compilação dos registros
gerados pelos pesquisadores participantes e a síntese dos resultados das vivências pesquisísticas e parapsíquicas na primeira edição do GPI Cognopoliologia, realizada no
ano de 2018.
Este artigo tem como objetivo propor um método de construção do Código Grupal de Cosmoética a distância, descrevendo os procedimentos otimizadores desta elaboração, além de pré-requisitos e facilitadores da sua aplicação. O Código Grupal de Cosmoética pode ser ferramenta auxiliar para aumentar a produção dos grupos e, assim, ampliar a colaboração paracientífica através do aumento de gescons publicadas e apresentações em eventos de caráter científico da Conscienciologia. A casuística expressa neste artigo foi vivenciada pelos pesquisadores do Colégio Invisível da Paratecnologia e o resultado obtido foi o Código Grupal de Cosmoética deste Colégio.
Conscientia Eduardo Bezerra, Luciano Regnier, Adriana Kauati, Gabriel Chusyd, Elizabeth Pigozzo Vol 23 - N. 3 - 2019 (2019-07)
O presente documento registra experiência de autopesquisa conscienciométrica dos autores, notadamente por meio do uso dos testes do Conscienciograma relativos à Liderança, motivada pelo interesse de investigar e aferir teáticas e posturas relacionadas a tal atributo e de estabelecer autorreferências perante a tarefa de produzir gestação conscienciológica escrita. O artigo compõe-se de reflexões sobre teaticidade, coerência, desassédio, de registros decorrentes da aplicação da técnica apresentada e de análise dos resultados. A utilização do Conscienciograma, a partir de recorte em determinada temática, mostrou-se de valor ao pré-autorado, contribuindo para o incremento de lucidez ante o trabalho pretendido.
Glasnost Samir Henrique (de) Moraes, Elizabeth Pigozzo v. 6 n. 6 (2019) (2019)
O presente trabalho traz uma amostra do panorama das técnicas e paratécnicas até o momento (Ano-base: 2018) descritas nas obras conscienciológicas, com objetivo de demonstrar a importância das mesmas na construção da ciência Conscienciologia e no processo de interassistência tarística pelas descrições publicadas, utilizando como metodologia a pesquisa bibliográfica. Ao final do artigo propõe-se como continuidade da pesquisa um projeto de padronização das descrições das técnicas e paratécnicas conscienciológicas.
Conscientia Priscila Carvalho, Elizabeth Pigozzo, Adriana Kauati, Susana Brasil Vol 22 - N. 2 - 2018 (2018-04)