Os fatos e parafatos orientam a pesquisa. A pesquisa que originou este artigo deu-se pelo fato das autoras, autopesquisadoras e autopesquisólogas, constatarem a existência de abordagens diversificadas ao procederem análises de publicações de pesquisa da consciência sobre si mesma. Diante disso, e visando compreender mais, se dedicaram a levantar e checar hipótese sobre tipos de autopesquisa, segundo a finalidade primária delas e trazer contribuições que possam se somar para o desenvolvimento da especialidade Autopesquisologia. Com base nos estudos bibliográficos verificados e nas vivências experimentais das autoras, este artigo delineia bases estruturantes explorando exemplos das duas categorias de propostas e os tipos de interações disciplinares que favorecem a consolidação, estruturação e crescimento da especialidade. Espera-se que este trabalho venha colaborar para incitar neopesquisas e debates ampliadores da especialidade estudada.
Neste trabalho é analisada a importância de se conhecer a escrita retrobiográfica,
o arcabouço pessoal dos conteúdos das publicações pretéritas, a necessidade da restauração grupocármica, das reciclagens prioritárias e aplicabilidade da Inteligência Gesconográfica (IG) ao se utilizar o autorrevezamento e a interassistência no processo autoral. Face às especificidades e complexidades da Seriexologia, Autorrevezamentologia e Gesconografologia, versa-se sobre o mapeamento dos retrodiscursos seriexológicos, na atenção ao parapsiquismo, às priorizações pessoais e à Inteligência Gesconográfica (IG), convergindo e auxiliando na priorização dos temas restaurativos atuais. Igualmente são abordados 10 itens fundamentais para a autopesquisa seriexológica e gesconográfica.
Scriptor Jacqueline Nahas ANO 13 - N.13 - 2022 (2022)
A coescrita e publicação do Homo lexicographus juntamente com o coorganizador Pedro Fernandes inspirou este artigo. As variadas vivências e bastidores gráficos forneceram elementos interessantes para a autopesquisa seriexológica e a possibilidade da assistência e resgates extrafísicos. Neste artigo, aprofundam-se os processos pessoais, a importância do discernimento e da lucidez do autor conscienciológico nas consequências da escrita, da assistência e da autopesquisa advinda do ato de escrever, trazendo ainda, a especialidade da Grafoassistenciologia.
Scriptor Jacqueline Nahas ANO 12 - N.12 - 2021 (2021)
Este artigo tem por objetivo colaborar para ampliar a compreensão sobre a Dogmatologia e a profilaxia desta na Antidogmatologia esboçante, sendo que a metodologia aplicada se fundamentou em autopesquisa, sociometria e utilização de cosmogramas. Traz contribuições às seguintes especialidades: Assistenciologia, Comunicologia, Energossomática, Grupocarmalogia, Mentalsomática, Pensenologia. Além disso, apresenta características de holopensenes dogmáticos e antidogmáticos, as suas consequências na expressividade consciencial, traz a semiologia de resquícios dogmáticos e apresenta algumas técnicas, a fim de facilitar a sua identificação para as reciclagens intraconscienciais, finalizando com os seus efeitos assistenciais.
Este artigo visa a possibilidade de análise do desenvolvimento dos conflitos em uma equipe ou em uma Instituição Conscienciocêntrica (IC), sinalizando e contextualizando as ações que podem ser tomadas na sua resolução, assim como ampliar a reflexão sobre o traço-força da conciliabilidade. A dificuldade para lidar com conflitos, seja no âmbito familiar, em outros grupos ou até mesmo em Instituições Conscienciocêntricas, torna necessária uma reflexão sobre o papel dentro desses grupos, assim como das implicações policármicas no processo interativo da proéxis grupal.
Conscientia Jacqueline Nahas Vol. 10 - N. 1 - Jan. / Mar. 2006 (2006-01)