O artigo apresenta as singularidades da docência conscienciométrica, com destaque para os cursos que compõem o Programa Autoconscienciométrico da CONSCIUS, instituição conscienciocêntrica especializada na metria da consciência. Visa auxiliar a formação e qualificação de conscienciômetras-docentes ao propor os princípios da Parapedagogia conscienciométrica, a partir da experiência de uma década da autora, a qual resultou no aumento do autorrealismo e na crescente interconfiança para o estreitamento da relação multidimensional com amparadores de função. Também pautou a pesquisa a heterobservação e o intercâmbio com outros conscienciômetrasdocentes.
Este artigo aborda o tema tenepessograma e apresenta proposta de instrumento composto inicialmente por 100 itens para o tenepessista aferir o desenvolvimento pessoal com o objetivo de qualificar-se para melhorar a autocoerência e o autodesempenho e, em consequência, a qualidade da tenepes em si. Utilizando-se da autoexperimentação, a autora ampliou a visão de conjunto sobre aspectos relacionados à tenepes a partit do enfoque em 4 áreas da manifestação pessoal cotidiana: 1. Bioenergética e parapsiquismo. 2. Intrafisicalidade. 3. Intraconsciencialidade. 4. Interconsciencialidade. Para concluir, ressalta a relevância da interdisciplinaridade na autopesquisa em prol da tenepes.
Este artigo apresenta considerações sobre a reciclagem existencial e expõe o Programa de Recéxis: Recurso Conscienciométrico para Autoplanejamento, instrumento autoaplicável para a orientação consciencial, composto por 4 planilhas, propiciando a autoavaliação, a organização pessoal e a reciclagem programada a partir da abordagem em 10 áreas de atuação cotidiana: corpo físico; família; afetividade; profissão; patrimônio; intelectualidade; sociabilidade; voluntariado; parapsiquismo e assistencialidade. O formato adotado permite ao leitor interessado a utilização das planilhas no decorrer da leitura, chegando ao diagnóstico do nível de recexibilidade pessoal e a planificação inicial da recéxis. Também registra, ao final, a experiência pessoal da autora.
Este artigo aborda o tema recéxis - reciclagem existencial, relacionado à residência em dois momentos específicos: mudança de domicílio em imóveis alugados e decisão por aquisição de imóvel próprio. Objetiva ampliar a visão de conjunto sobre os aspectos relacionados à mudança residencial, ressaltando a importância da organização espacial, além de apresentar ao leitor contrapontos para reflexão sobre a relevância de possuir casa própria em face da realização da proéxis pessoal.
O presente artigo apresenta a União das Instituições Conscienciocêntricas Internacionais (UNICIN) e o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Comitê de Protocolo, com ênfase na confecção de atas de reuniões, registro das decisões e acompanhamento das pendências. Apresenta-se a metodologia aplicada nos registros, o desassédio pela informação, que permite maior clareza e eficiência no processo administrativo de uma IC, além de ter importante papel na construção da holomemória da CCCI e da Conscienciologia.
Conscientia Eliane Wojslaw, Luimara Schmit Vol. 10 - N. 1 - Jan. / Mar. 2006 (2006-01)
O presente artigo aborda a Autoconscienciometria em duas modalidades, stricto e lato sensu, aponta os principais fatores facilitadores e dificultadores na aplicação dessa ferramenta a partir do Conscienciograma e apresenta proposta de Taxonomia das autocorrupções.
O artigo busca demonstrar a abrangência do tema e suas conseqüências,
apresentando os benefícios de se manter a auto-incorruptibilidade. Propõe hipóteses quanto aos motivos pelos quais as autocorrupções são mantidas. Através da taxologia proposta pretende facilitar ao pesquisador interessado analisar as sutilezas das autocorrupções, tão presentes na realidade cotidiana dos pré-serenões.
Este artigo descreve o primeiro método de pesquisa utilizado pelos participantes do Colégio Invisível da Cosmoética – Virtual Ethos, denominado Cosmoeticometria. Compõe-se de cinco etapas, apresentadas em síntese e detalhadamente. A partir do objetivo de implementar a vivência do materpensene do Colégio, a teática cosmoética, optou-se pela otimização e aprofundamento na autopesquisa através do instrumento Conscienciograma. A seguir, na dinâmica do trabalho, indicam-se as etapas individuais e as partilhadas em rede virtual. A fim de exemplificar a abrangência da técnica, apresenta-se uma questão desenvolvida pelo grupo. Conclui-se o artigo pela apresentação dos resultados individuais decorrentes do trabalho grupal.
Conscientia Rosa Nader, Luimara Schmit Vol 7 - N. 3 - 2003 (2003-07)