O presente artigo versa e aprofunda o estudo e o entendimento da atuação dos amparadores extrafísicos de função no âmbito da conscienciometria e explicita as realidades e pararrealidades observadas pela autora, nos diferentes campos parapedagógicos conscienciométricos a partir das peculiaridades no sinergismo equipin-equipex. O método utilizado foi a exposição das análises a partir da autexperimentação, dos registros pessoais, das autorreflexões e da revisão bibliográfica do corpus da ciência Conscienciologia. O artigo aborda aspectos importantes na relação dos Amparadores extrafísicos de função com a conscin assistente, seja docente ou discente. Observou-se que posturas mais abertas, traforistas, com intencionalidade qualificada na assistência e a ortopensenidade da conscin facilita a conexão interdimensional e a interdependência cosmoética das equipes intrafísica e extrafísica objetivando a assistência. Conclui-se que empreender evolutivamente no contato com consciências mais lúcidas nos permitem extrapolações holossomáticas, recuperações de cons e aumento do saldo positivo em nossa Ficha Evolutiva Pessoal (FEP).
O artigo apresenta as singularidades da docência conscienciométrica, com destaque para os cursos que compõem o Programa Autoconscienciométrico da CONSCIUS, instituição conscienciocêntrica especializada na metria da consciência. Visa auxiliar a formação e qualificação de conscienciômetras-docentes ao propor os princípios da Parapedagogia conscienciométrica, a partir da experiência de uma década da autora, a qual resultou no aumento do autorrealismo e na crescente interconfiança para o estreitamento da relação multidimensional com amparadores de função. Também pautou a pesquisa a heterobservação e o intercâmbio com outros conscienciômetrasdocentes.