O Colégio Invisível da Extraterrestriologia (CIET), assim como os demais, são organizações grupais, com funcionamento virtual (e-group), não institucionalizada e informal da Conscienciologia, formada por pesquisadores, com vínculo consciencial. Com a chegada de novos integrantes no CIET, surgiu a necessidade de disponibilizar um arquivo organizado contendo temas iniciais e básicos para que o pesquisador possa iniciar seus estudos na especialidade. Este trabalho tem por objetivo suprir tal lacuna, propondo um Programa Baseline em Extraterrestriologia, cujos conteúdos possam proporcionar uma linha de base de conhecimentos prioritários aos pesquisadores da especialidade. A presente pesquisa tem caráter exploratório, especificamente caracterizada por levantamento bibliográfico pertinente à especialidade. A prioridade é que o conteúdo seja majoritariamente de produções fundamentadas no Paradigma Consciencial. Aspira-se que esta compilação seja uma ferramenta técnica aos interessados neste campo científico.
Conscientia Ana Paula Miranda, Daniela Aguirre, Cristina Bornia Vol 27 - N. 3 - Jul. / Set. 2023 (2023-07)
Neste artigo a autora apresenta a elaboração do próprio Código Pessoal de Cosmoética (CPC) aplicado na condição de ferramenta para superar os traços-fardo (trafares) e construir os traços faltantes (trafais) na manifestação intraconsciencial, autopercebidos com a aplicação de técnicas autoinvestigativas e ações proativas, tais como alinhar pesquisas de especialidades da ciência Conscienciologia, a desperticidade e a Cosmoética, enquanto forma de otimizar a desenvoltura pró-desperticidade. Como resultado vem obtendo otimizações a partir do CPC, o qual passou a nortear as principais recins, algumas delas elencadas no presente artigo.
Conscientia Angela Boss Vol 26 - N. 1 2022 (2022-01)
Baseada em duas técnicas mentaissomáticas – Técnica do Cosmograma e a Técnica da Análise-Síntese aplicada à Escrita – a autora propõe a Metodologia Autodidata Cosmovisiológica para aquisição de conhecimento de maneira autodidata, recursiva, em busca da cosmovisão. A metodologia é exemplificada com os resultados do case Continente Africano.
Intercâmbio Amy Bello Ano I – N. 1 – Setembro 2014 (2014-09)
O objetivo deste trabalho é descrever e compartilhar as experiências autoconscienciométricas extraídas das autovivências em laboratório docente. Para compilação desses dados, a autora propõe a planilha de autopesquisa docente, especificando variáveis que o constituem. É trazido um modelo pessoal e didático para o leitor compreender sua aplicação. O ponto alto é encontrado ao correlacionar variáveis do instrumento a perguntas específicas da folha de avaliação N. 56 Comunicabilidade-Reverificabilidade do livro Conscienciograma. Posteriormente, o leitor encontrará análises complementares desta pesquisa e por fim as considerações finais nas quais são apresentadas possibilidades de ampliação e aprofundamento do tema a outros campos de pesquisa na Conscienciologia.
Conscientia Elizabeth Rodrigues Vol 17, N. 1 - 2013 (2013-01)
O presente trabalho propõe novo sistema de ensino formal na Socin. Explica-se como funciona sua metodologia de aprendizado, método de avaliação, grade curricular, além de apresentar hipótese de benefícios à sociedade após sua impledientação. A proposta visa tornar o sistema educacional mais abrangente, desafiador e preparatório, objetivando a formação do senso de responsabilidade e aumento do autoconhecirnento do aluno.
Conscienciologia Aplicada Lucas Ferreira Ano 6 - N.6 - 2006 (2006)
O presente artigo disserta sobre a biografia de Moisés Santiago Bertoni (1857−1929), homem suíço de ascendência italiana que, ao final do Século XIX e início do Século XX, viveu na tríplice fronteira, na margem paraguaia. Nesta região, desenvolveu, talvez, o primeiro centro de pesquisas naturais do Cone Sul, abrangendo desde Botânica e Zoologia até Antropologia. A biografia de Bertoni insere-se na pesquisa sobre Proexologia. O método expositivo utilizado é a comparação dos pontos-chave da vida de Bertoni, tendo por base teórica a Técnica da Execução da Proéxis. Concluiu-se que Bertoni chegou ao compléxis, apesar de passar por melin ao final da proéxis.