O objetivo do artigo é descrever as etapas percorridas e a metodologia utilizada para a proposta inicial do Quadro Sinóptico da Recexologia. Metodologia: revisão de escopo desenvolvida a partir da identificação e quantificação das gescons produzidas dentro da especialidade Recexologia, seguidas da caracterização qualitativa do conhecimento produzido e análise dos achados pesquisísticos. As buscas iniciais foram realizadas por meio dos descritores “Recexologia” e recéxis, tendo por fator orientador as Metas do Reciclante nas suas Performances. A busca realizada a partir dos descritores citados permitiu a identificação de 14 livros, 86 verbetes, 64 artigos, 18 publicações em jornais, 11 entrevistas e 7 papers, utilizados como base para a proposta das subespecialidades da Recexologia, que compõe a 1ª ordem lógica. Após análise e discussão dos principais temas identificados, os pesquisadores do Colégio Invisível da Recexologia concluem o esboço do quadro sinóptico da especialidade, constituindo ponto de partida para o seu Programa de Pesquisa.
Conscientia Marta Ramiro, Wagner Strachicini, Marina de Góes Salvetti, Carla Beatrice Crivellaro Gonçalves Vol 28 - N. 3 - Jul. / Set. 2024 (2024-07)
A Conscienciologia e, consequentemente a Recexologia, foram trazidas ao grande público há aproximadamente 3 décadas. O objetivo deste estudo foi descrever as bases iniciais do desenvolvimento do Dicionário de Recexologia (DR), em prol da ampliação da Especialidade Recexologia e da neociência Conscienciologia. Para alcançar tal objetivo, o artigo disponibiliza o crescimento da Recexologia – a partir do livro 700 Experimentos da Conscienciologia (Vieira, 1994), expõe os estímulos obtidos para a elaboração do DR, aborda a delimitação do Corpus Analítico, explicita a primeira microestrutura proposta e pela segunda microestrutura atualizada e aceita pelos pesquisadores, para a escrita do DR. Os primeiros resultados apontam para a importância da participação dos pesquisadores ativos nesta construção grupal em prol da tarefa do esclarecimento.
Conscientia Marta Ramiro, Wagner Strachicini, Marina de Góes Salvetti Vol 27 - N. 3 - Jul. / Set. 2023 (2023-07)
Este artigo atualiza sobre o projeto Metodologia da Pesquisa Conscienciológica conduzido por um grupo de trabalho do Conselho Intercientífico da União das Instituições Conscienciocêntricas Internacionais (UNICIN), além de contextualizar com a visão geral sobre o histórico do grupo e das atividades empreendidas. O objetivo principal é expor os resultados preliminares, as características, as dificuldades e as descobertas mais marcantes no estágio atual de desenvolvimento do trabalho. Na elaboração do trabalho foram feitos levantamentos em artigos publicados na revista Conscientia, a partir dos quais foram efetuadas avaliações conjuntas do grupo, sistemati-zação e discussões das informações relevantes para a escrita a múltiplas mãos.
Conscientia Mariana Cabral Schveitzer, Marta Ramiro, Alexandre Zaslavsky, Lauisa Barbosa Pinto Afonso, Gabriel Aguiar de Araujo Vol. 24, N. 2 (2020) (2020-04)
Este artigo atualiza sobre o projeto Metodologia da Pesquisa Conscienciológica conduzido por um grupo de trabalho do Conselho Intercientífico da União das Instituições Conscienciocêntricas Internacionais (UNICIN), além de contextualizar com a visão geral sobre o histórico do grupo e das atividades empreendidas. O objetivo principal é expor os resultados preliminares, as características, as dificuldades e as descobertas mais marcantes no estágio atual de desenvolvimento do trabalho. Na elaboração do trabalho foram feitos levantamentos em artigos publicados na revista Conscientia, a partir dos quais foram efetuadas avaliações conjuntas do grupo, sistemati-zação e discussões das informações relevantes para a escrita a múltiplas mãos.
Conscientia Mariana Cabral Schveitzer, Marta Ramiro, Alexandre Zaslavsky, Lauisa Barbosa Pinto Afonso, Gabriel Aguiar de Araujo Vol. 24, N. 2 (2020) (2020-04)
Apesar de ser um fenômeno antigo e, paradoxalmente, frequente no cotidiano das
conscins, a clarividência traz peculiaridades ainda ignoradas por grande parte da Humanidade. Este artigo objetiva apresentar o exame de relatos de 3 pesquisadoras, a respeito do parafenômeno citado, procurando identificar os aspectos comuns e inusitados. O desenvolvimento do artigo está organizado em 5 seções. A primeira seção aborda clarividência e clarividência viajora. Nas seções subsequentes relaciona agentes otimizadores para o desenvolvimento do fenômeno, sugestões para aprofundar a clarividência e relato de 5 casuísticas de clarividência, que são analisadas quanto as evidências de aspectos similares e infrequentes entre elas. Os resultados apontam para a interassistência, enquanto principal fator de compatibilidade entre as narrativas, independente das ocorrências complementares ao fenômeno de clarividência.
Conscientia Marta Ramiro, Jacinta dos Santos, Ila Rezende Vol 23 - N. 3 - 2019 (2019-07)
Este artigo traz a autopesquisa no contexto da reciclagem existencial (recéxis), buscando resgatar as Metas do Reciclante nas suas Performances (Vieira, 1994, p. 684), e disponibilizá-las aos leitores, investidores na evolução pessoal. O principal objetivo da autora é retomar o tema, objeto das suas pesquisas, visando aprofundá-lo em virtude de o mesmo ser relevante no universo da Conscienciologia e pouco pesquisado até o momento (Ano-base 2018). Expõe resultado de pesquisa da autora, realizada no aprofundamento da técnica da recéxis, visando assim incentivar o leitor a rever, estudar e fazer experimentações, a fim de aumentar a massa crítica a respeito do assunto. Na metodologia utilizada, houve a inserção das vivências da autora e da técnica do cosmograma em cada meta relacionada.
Conscientia Marta Ramiro Vol 22 - N. 2 - 2018 (2018-04)
O presente artigo trata da importância de a conscin lúcida apropriar-se da autoestima para facilitar as reciclagens intraconscienciais e permitir-se vivenciá-las de modo eficiente sendo, portanto, pré-requisito para otimizar os efeitos da técnica da recéxis. O objetivo deste trabalho é apresentar questões do cotidiano, a exemplo dos equívocos de interpretação em torno da reperspectivação da vida humana pela recéxis, e evidenciar o valor da autocrítica diante desses percalços. A metodologia consistiu de anotações pessoais, auto e hetero-observações, autorreflexões, seleção dos tópicos principais, definições apropriadas ao contexto do trabalho e uma listagem de 25 itens relacionados à autoestima, visando favorecer o êxito da realização da proéxis do reciclante existencial lúcido. Os resultados da autopesquisa têm sido satisfatórios na experiência da autora.
Conscientia Marta Ramiro Vol. 19 - N. 4 - Out. / Dez. 2015 (2015-10)
Este trabalho surgiu da necessidade de compreender a vitimização no paradigma
da ciência convencional e a autovitimização no paradigma consciencial, a fim de investir na superação da mesma, para a autoqualificação na vida humana. O objetivo do artigo é contribuir para conscientizar os leitores interessados na ultrapassagem do referido gargalo evolutivo. O método adotado foi pesquisa bibliográfica, observações autopesquisísticas, debates autorreflexivos entre os autores e preparação de listas de trafais e de trafores relacionados ao tema. O conceito de vítima foi abordado a partir dos vieses citados do Direito e da Conscienciologia. Inclui lista de dez práticas redutoras do
autodiscernimento. Os integrantes do Colégio Invisível da Recexologia elaboraram relação de traços-faltantes para a superação da vitimização e outra de traços-força do líder interassistencial. Nas considerações finais da pesquisa, é levantada a hipótese de
o reciclante existencial teático, ao melhorar a autoperformance evolutiva na dimensão
intrafísica, por meio da reciclagem da autovitimização, na vida humana atual, poder alcançar a condição de líder interassistencial, na dimensão extrafísica, após a segunda
dessoma; de acordo com os precedentes experimentados, estudados e pesquisados pelos autores.
Conscientia Marta Ramiro, Michel Chad, Ana Cláudia Siqueira, Maria de Fátima Medeiros, Vani Medina, Silvana Affonso, Ricardo Corrêa, Darcy Janjacomo Vol 18, N. 2 - 2014 (2014-04)
O trabalho objetiva apresentar relatos casuísticos de integrantes do Colégio Invisível da Recexologia, correlacionados a vivências de reciclagens existenciais (recéxis) e de reciclagens intraconscienciais (recins) na etapa antecedente e na fase de consecução das práticas da tenepes. Cada pesquisador de si mesmo expõe as autovivências. As conclusões apontam para o fato de a mobilização para a realização da tenepes se caracterizar em oportunidade de promover reciclagens pessoais qualificando-se intraconsciencialmente, além de, conforme o momento ou o contexto de vida do autopesquisador permitir-lhe iniciar, e manter práticas interassistenciais em alto nível, a partir de sua autodeterminação lúcida e cosmoética.
Conscientia Marta Ramiro, Maria de Fátima Medeiros, Silvana Affonso, Ricardo Corrêa Vol 17, N. 3 - 2013 (2013-07)