Invexology is the scientific field or specialty that studies the philosophy, the technique, and the practice of invexis, or existential inversion, in intraphysicology. The initial milestone of this conscientiological specialty occurred in 1991, with the launch and proposition of the existential inversion technique by Dr Waldo Vieira (1932–2015). This paper aims to clarify the structuring elements of the Invexology Research Programme and present the next challenges for the development of the evolutionary group dedicated to this specialty. The research programme is at an early stage, given the existence of a definition, essential concepts, glossary, exhaustive specific bibliography, key references, subspecialties,
methods, techniques, and tools. It is understood that the next steps of the research programme involve the systematization of the scientific bases of existential inversion through the group construction of a synoptic table of subspecialties, in addition to the organization of collective objectives an
Conscientia Diego Lopes, Igor Moreno, Kelly Weires Avelino, Deborah Leite Vol 28 - Supplement 1 - July 2024 (2024-07)
A Invexologia é o campo científico ou especialidade que estuda a filosofia, a técnica e a prática da invéxis, ou inversão existencial, na Intrafisicologia. O marco inicial dessa especialidade conscienciológica ocorreu em 1991, com o lançamento e proposição da técnica da inversão existencial pelo professor Waldo Vieira (1932–2015). Este artigo visa esclarecer os elementos estruturadores do Programa de Pesquisa da Invexologia e apresentar os próximos desafios para o desenvolvimento do grupo evolutivo dedicado à especialidade. O programa de pesquisa encontra-se em estágio inicial, tendo em vista a existência de definição, conceitos essenciais, glossário, bibliografia específica exaustiva, referências-chave, subespecialidades, métodos, técnicas e ferramentas. Entende-se que os próximos passos do programa de pesquisa envolvam a sistematização das bases científicas da inversão existencial por meio da construção grupal de quadro sinóptico das subespecialidades, além da organização de objetivos e metas coletivos com fins pesquisísticos.
Conscientia Diego Lopes, Igor Moreno, Kelly Weires Avelino, Deborah Leite Vol 28 - N. 3 - Jul. / Set. 2024 (2024-07)
O presente artigo propõe metodologia para a identificação, aplicação e qualificação precoce dos trafores apoiada na técnica da inversão existencial. O trabalho apresenta a relação estreita entre trafores e invéxis, as características dos traços-força, fatores dificultadores da identificação e aplicação dos talentos evolutivos pessoais, com base em pesquisa bibliográfica especializada e nas autovivências do pesquisador.
Gestações Conscienciais Diego Lopes Vol. V, 2016 (2016)
Esta pesquisa discute os diferentes aspectos da rebeldia juvenil, a in fluência deste fenômeno sobre as ações e comportamentos dos jovens e os impactos do mesmo para a prática da inversão existencial. O sentimento de inconformismo frente aos problemas da humanidade, muito comum entre os jovens, pode levar os intermissivistas, em especial os aplicantes da técnica da inversão existencial, aos excessos da rebeldia tais como a agressividade, o sectarismo e o isolamento. Do mesmo modo, o inconformismo, quando sadio, pode levar à ação e a busca por mudanças positivas frente às demandas assistenciais de nosso planeta.
Gestações Conscienciais Diego Lopes Vol. VI, 2016 (2016)
O presente artigo propõe metodologia de classificação dos traços-força das consciências no intuito de sistematizar e ampliar a compreensão sobre o tema. O trabalho apresenta a definição, as características e a taxologia dos trafores com base em variáveis universais e nas autovivências do pesquisador.
O artigo tem por objetivo relatar e discutir a experiência grupal da realização de um simpósio de pesquisa conscienciológica relativo à especialidade Invexologia. Considera que eventos de divulgação paracientífica contribuem significativamente para a alavancagem proexológica dos participantes por se tratar de uma forma otimizada para troca de experiências evolutivas. O método utilizado foi o de escrita compartilhada em grupo, através de relato de caso e pesquisa bibliográfica. Os resultados apresentam as pontoações, facilitadores, dificuldades e benefícios presentes na organização do Simpósio do Grinvex (SIG). Conclui-se que, como este, eventos de pesquisa e divulgação paracientífica propiciam o entrecruzamento proexológico dentro da maxiproéxis grupal.
Conscientia Mariane Jacob, Priscila Biella, Marcos Akira, Augusta Clemente, Rubia Henning, Pedro Borges, Diego Lopes Vol 18, N. 4 - 2014 (2014-10)