A Invexologia é o campo científico ou especialidade que estuda a filosofia, a técnica e a prática da invéxis, ou inversão existencial, na Intrafisicologia. O marco inicial dessa especialidade conscienciológica ocorreu em 1991, com o lançamento e proposição da técnica da inversão existencial pelo professor Waldo Vieira (1932–2015). Este artigo visa esclarecer os elementos estruturadores do Programa de Pesquisa da Invexologia e apresentar os próximos desafios para o desenvolvimento do grupo evolutivo dedicado à especialidade. O programa de pesquisa encontra-se em estágio inicial, tendo em vista a existência de definição, conceitos essenciais, glossário, bibliografia específica exaustiva, referências-chave, subespecialidades, métodos, técnicas e ferramentas. Entende-se que os próximos passos do programa de pesquisa envolvam a sistematização das bases científicas da inversão existencial por meio da construção grupal de quadro sinóptico das subespecialidades, além da organização de objetivos e metas coletivos com fins pesquisísticos.
Conscientia Igor Moreno, Deborah Leite, Diego Lopes, Kelly Weires Avelino Vol 28 - N. 3 - Jul. / Set. 2024 (2024-07)
O artigo aborda a relevância das pesquisas multidimensionais enquanto recurso para compor e ampliar bagagem cognitiva capaz de fundamentar acertos no exercício do autodiscernimento evolutivo, objetivando incentivar o desenvolvimento de senso omnipesquisístico. Com base em leituras, pesquisas, vivências e reflexões incitadas pelas experimentações no voluntariado conscienciológico, a autora propõe 5 ações motivadas pelos possíveis efeitos da associação entre discernimento e saber evolutivo, 5 empenhos implementados a partir de possíveis efeitos da associação entre pesquisa e saber evolutivo e 5 aptidões aperfeiçoadas por meio de possíveis efeitos da associação entre discernimento e pesquisa. Há a sugestão de 33 distinções para auxiliar a prática de discernir evolutivamente no cotidiano, a proposta de 11 resultados passíveis de serem obtidos nas investigações temáticas e a indicação de 7 fontes cognitivas para as pesquisas. Argumenta sobre os efeitos potencializadores da autoevolução decorrentes da conjugação dos investimentos em pesquisas multidimensionais e no aprimoramento do discernimento evolutivo.
O presente artigo tem por objetivo apresentar o resultado do aprofundamento autoconscienciométrico do pesquisador sobre o tema Abertismo Consciencial abrangendo as conquistas hauridas ao longo do caminho e o resultado prático da pesquisa autocientífica. Apresenta ao final do trabalho a seção de avaliação consciencial, Abertismo, composta por 10 Folhas de Avaliação (FA), aos moldes do Conscienciograma e aproximando-se do confor atual. As folhas de avaliação apresentadas visam aprofundar e ou investigar o atributo Abertismo Consciencial a partir de um viés conscienciométrico inédito, personalíssimo.
Este artigo é resultado do consenso de ideias obtido nos estudos e debates de textos tenepessísticos nas reuniões de voluntariado da Associação Internacional de Tenepessologia (IC TENEPES), contendo anotações de labcons diários da tenepes, autovivências cotidianas e demais registros de pesquisa. O objetivo é divulgar e compartilhar o passo a passo da técnica aplicada pelo grupo em reuniões presenciais e on-line, estruturadora das discussões e elaboração da escrita, favorecendo o surgimento de neogescons tenepessológicas. O texto inicia com a definição da técnica da tenepessografia grupal, traz as etapas de aplicação da técnica visando tornar possível a utilização para outros grupos interessados e, por fim os resultados conquistados pelos integrantes da IC TENEPES. A metodologia empregada foi o debate grupal entre os voluntários, para subsidiar os relatos e as experiências parapsíquicas dos pesquisadores, a consulta em publicações conscienciológicas, especificamente aquelas relacionadas à tenepes e as anotações pessoais em participação em eventos da Conscienciologia. Os autores concluem que a interação entre amparadores, grupos de tenepessistas e grupos de assistidos, ampliou
a interassistência, expandindo a tenepes.
Este artigo apresenta a Dinâmica Mentalsomática Parapsíquica pela Técnica do Cosmograma (DMPC), desenvolvida no campus do CEAEC. Descreve os métodos usados para criar o Banco de Dados das (Para)Ocorrências da dinâmica, e mostra os principais resultados obtidos em 90 experimentos realizados entre fevereiro de 2008 e dezembro de 2009. Conclui ser esta dinâmica importante ferramenta para o desenvolvimento do parapsiquismo interassistencial dos seus participantes.
Conscientia Bartira Presotto, Amy Bello Vol 13 - N. 4 - 2009 (2009-10)