Os debates e experiências das autoras no estudo da especialidade Autopesquisologia motivou esta pesquisa referente aos aspectos práticos da interdisciplinaridade inerente a esta disciplina conscienciológica, utilizando a pesquisa bibliográfica relaciona da à temática e à análise ex-post-facto das experiências pessoais. O artigo apresenta
argumentos fundamentando a Autopesquisologia sendo especialidade transversal à ciência Conscienciologia. É relacionado o uso de instrumentos e técnicas autopesquisísticas às diversas especialidades conscienciológicas, bem como a possibilidade de utilização deles de maneira interativa entre os subcampos científicos, trazendo 4 exemplos de instrumentos e 4 exemplos de técnicas e respectivas aplicações de uso na auto pesquisa. Por fim, discorre-se sobre a ampliação dos achados da autopesquisa a partir da aplicação interdisciplinar, gerando crescimento autocognitivo, exemplificado por meio de tabela sinóptica pesquisística.
Conscientia Andressa Lima, Elizabeth Pigozzo, Adriana Kauati Vol 25 - N. 3 - 2021 (2021-07)
As interações interdisciplinares podem servir de trilha pesquisística para o estudo e desenvolvimento de especialidades conscienciológicas. O artigo detalha a aplicação da técnica do binômio pesquisa-especialidade na revisão bibliográfica, etapa inerente a toda pesquisa científica, visando identificar as relações entre os subcampos científicos conscienciológicos. Emprega-se método de descrição de técnicas conscienciológicas descrevendo a definição; os procedimentos; os pré-requisitos; as otimizações; as evitações; as consequências; e, as técnicas complementares. Na sequência, se apresenta casuística de aplicação dos procedimentos descritos na identificação de inter-relações interdisciplinares da Leiturologia. São elencados 100 especialidades e respectivos exemplos de interações resultantes com o subcampo científico pesquisado. Destacam-se como resultado da aplicação da técnica a organização dos achados identificados na leitura, a obtenção de neoideias originais e a ampliação da cosmovisão do universo de pesquisa.
Conscientia Andressa Lima Vol 25 - N. 3 - 2021 (2021-07)
O presente trabalho parte de parafenômeno vivenciado pelos autores, aplicantes da
técnica da dupla evolutiva, no qual a duplista teve acesso holomnemônico referente a possível retrovida conjunta. O objetivo é a partir de tal parafato levantar análise exaustiva das hipóteses e implicações de pesquisa decorrentes desta vivência, sistematizando de maneira gráfica em linha do tempo para-historiográfica. A retrocognição aponta para uma retrorrelação dos duplistas na condição de pai e filha, no Século XVII, da qual existem registros historiográficos disponíveis sobre as personalidades em questão. Parte-se desta hipótese para realizar a análise seriexométrica aplicada à relação de pai e filha da época. A análise conjunta das linhas do tempo para-historiográficas de cada um dos duplistas permite levantar novas hipóteses de vidas em diferentes papéis ou tipos de relações interconscienciais. O entrecruzamento das análises demonstra consistência e enriquece a pesquisa em relação à Duplocarmologia.
O curso Leitura Lúcida, ministrado na Associação Internacional do Centro de AltosEstudos da Conscienciologia (CEAEC), visa aumentar a criticidade e a tecnicidade,base para a autocientificidade do pesquisador de Conscienciologia, em relação às escolhase às leituras de diversas fontes escritas, fornecendo instrumentos e técnicas parao aproveitamento útil e evolutivo de conteúdos grafados. Este artigo, elaborado a partirde análises quantitativas e qualitativas, tem como objetivo apresentar o histórico do referidocurso, desde sua criação até a 10a edição, além de explicitar os recursos paradidáticosutilizados e apresentar a evolução na estrutura do curso. São expostas as pontoaçõesdo curso e finaliza-se com as gescons produzidas pelos professores e alunoscomo resultados das 10 edições.
Este artigo aborda a experiência da autora durante a participação na 5ª edição do Curso Leitura Lúcida, promovido pelo Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC), por meio de autoavaliação no início e no final do curso. Foram analisadas 11 variáveis de pesquisa e os consequentes resultados práticos: autodesassédio mental somático; eliminação de mitos relacionados à Leiturologia; melhora na organização dos saberes; aprendizado de técnicas de leitura e registro; alcance de meta pessoal de leitura; autodiagnóstico da interação leitura-parapsiquismo; inventário dos aportes autorais; qualificação para a escrita; identificação de travões na leitura; autopesquisa; e, autoconfiança. Cada benefício percebido apresenta uma breve descrição seguida das
vivências pessoais. Em suma, um convite ao aprimoramento da leitura.
Conscientia Andressa Lima Vol 22 - N. 3 - 2018 (2018-07)