Este artigo apresenta conceitos de inautenticidade e autenticidade e enfatiza a importância do posicionamento autêntico na realização da proéxis pessoal e grupal. Tem como proposta analisar o modo pelo qual a autora identificou suas manifestações inautêntic as, im plementou técnicas específicas para o autoenfrentamento e medidas profiláticas na au tossuperação. A metodologia da pesquisa utilizada está fundamentada no processo auto e he te roconsciencioterápico e consultas bibliográficas. Nas considerações finais, destaca-se a im portância do autoconhecimento contínuo e aprofundamento na realidade consciencial, ad vin dos do percurso consciencioterápico, como meio de promover mudanças no microuniver so pessoal e no ambiente à sua volta.
Conscientiotherapia Regina Estermann Ano 4, N. 4, Setembro, 2015 (2015)
O objetivo deste trabalho é discutir a importância da formação continuada do docente conscienciológico sob a perspectiva da auto-organização, apresentando elementos contributivos a esta formação embasados na autopesquisa da autora. Contempla a relação interassistencial parapedagógica, concernente ao desenvolvimento da auto-organização, perpassando os seguintes pontos: posicionamento interassistencial; estratégias para superação do gargalo inicial da docência conscienciológica; efeitos contrários; reflexão sobre a auto-organização docente. Os resultados apontam para ganhos evolutivos advindos do desenvolvimento da auto-organização visando uma prática interassistencial parapedagógica produtiva.
Parapedagogia Glaucia Medrado ANO 1, NÚMERO 1, OUTUBRO DE 2011 (2011-10)