No discurso conscienciológico sobre o qual se funda a Principiologia Cosmoética, dois princípios, dentre os vários, são basilares: “que aconteça o melhor para todos” e “o que não presta não presta mesmo”. Embora tais princípios integrem o mesmo discurso e sejam utilizados para resolver os mesmos problemas de ordem moral, concomitantemente, ambos evidenciam abordagens diametralmente opostas. Para melhor explicar essa oposição, tais princípios são aproximados, por analogia, a duas correntes filosóficas que se rivalizam no âmbito da Ética: o utilitarismo, de Jeremy Bentham; e a ética kantiana, de Immanuel Kant. Diante disso, objetiva-se verificar se é possível compatibilizá-los com os princípios que informam o regime político democrático.
No contexto de busca de consistência epistemológica para tratar o conteúdo do conhecimento parapsíquico, o presente artigo objetiva propor a classificação e a terminologia neológica das categorias de imagens mentais elementares ligadas aos fenômenos de clarividência. Para a Verponologia, trata-se de estudo de cat egorização paraepistemológica dos fenômenos enigmáticos das imagens mentais, prováveis componentes mentaissomáticos funcionais nos parafenômenos de clarividência experimentados por este autor e relatados em publicação referenciada no texto a seguir. A análise estruturalista é o método utilizado na busca de contribuir para caracterizar a estrutura geral da parafisiologia operante por meio de imagens mentais no mentalsoma. A análise partirá da identificação e classificação de 3 tipos de imagens geradoras de estruturas funcionais diversas, respectivamente
a percepção, a imaginação e a intelecção. A abordagem estruturalista utilizará o recurso do pensamento classificador, partindo da identificação de categoria elementar, o táxon, até a implicação sobre a função estruturante nas organizações teóricas, metodológicas e de aplicação técnica, propondo a elevação da referida unidade à categoria de táxon paraepistêmico. Os táxons paraepistêmicos identificados e classificados são o percepto, a imago e o constructo, com os análogos parapsíquicos em parapercepto, paraimago e paraconstructo, imagens mentais possíveis de serem detectadas e manejadas a fim de clarear, respectivamente, abordagens científicas em Imageticologia, Imagisticologia e Paracogniciologia nas vivências da parapercepção clarividente. Os resultados práticos da categorização paraepistemológica das imagens mentais contribuem decisivamente no autoajustamento parapsíquico do indivíduo, ajudando a discernir entre os efeitos de percepção e imaginação na experiência com a clarividência.
Neste trabalho analisa-se diversas hipóteses sobre a existência e a natureza
dos parafenômenos com o objetivo de aprofundar os fundamentos de seu estudo científico e propõe-se a hipótese conscienciológica como a mais abrangente
para a interpretação de fatos e parafatos envolvidos na análise.
Conscientia João Ricardo Schneider Vol 9 - N. 3 - 2005 (2005-07)