No discurso conscienciológico sobre o qual se funda a Principiologia Cosmoética, dois princípios, dentre os vários, são basilares: “que aconteça o melhor para todos” e “o que não presta não presta mesmo”. Embora tais princípios integrem o mesmo discurso e sejam utilizados para resolver os mesmos problemas de ordem moral, concomitantemente, ambos evidenciam abordagens diametralmente opostas. Para melhor explicar essa oposição, tais princípios são aproximados, por analogia, a duas correntes filosóficas que se rivalizam no âmbito da Ética: o utilitarismo, de Jeremy Bentham; e a ética kantiana, de Immanuel Kant. Diante disso, objetiva-se verificar se é possível compatibilizá-los com os princípios que informam o regime político democrático.
En el discurso conscienciológico sobre el cual se fundamentan la Principiología Cosmoética, dos principios, entre varios, son basilares: “que acontezca lo mejor para todos” y “lo que no sirve no sirve mismo”. Aunque tales principios integren el mismo discurso y sean utilizados para resolver los mismos problemas de orden moral y concomitantemente, ambos evidencian abordajes diametralmente opuestos. Para explicar mejor esa oposición, tales principios son aproximados, por analogía, a dos corrientes filosóficas que se rivalizan en el ámbito de la Ética: el utilitarismo, de Jeremy Bentham; y la ética kantiana, de Immanuel Kant. Delante de eso, se objetiva verificar se es posible compatibilizarlos con los principios que forman el régimen político democrático.
Este artigo aborda o campo interparadigmático resultante de encontros entre a Ética filosófica, situada no paradigma convencional, e a Cosmoética, no paradigma consciencial. O tema transversal articulador das aproximações é o universalismo. São considerados o isomorfismo, ou similitude de forma, e a isologia, ou similitude de conteúdo, nas aproximações, com o enfoque na segunda. Três pensadores universalistas são citados, assim como aspectos prin cipais de seu pensamento: Immanuel Kant, Lawrence Kohlberg e Jürgen Habermas. Características centrais do pensamento universalista desses autores são cotejadas com aspectos da Cosmoética, realçando simultaneamente os pon tos de potencial conexão e as diferenças. O objetivo é a reflexão acerca da transição evolutiva da Ética filosófica para a Cosmoética, suas continuidades e descontinuidades, visando, em última análise, compreender e lidar melhor com os argumentos produzidos por ambas as partes, tendo em vista a interassistencialidade.
Interparadigmas Alexandre Zaslavsky Ano 4 - N. 4: Diálogos Interparadigmáticos (2016)
O objetivo deste artigo é suscitar reflexões sobre a o teor subjetivo implícito na compreensão da ética ou ausência da mesma, expresso nas relações interpessoais e entre sociedades, gerando as dificuldades de convivência existentes no mundo. Busca também propor um diálogo entre as diferentes concepções de ética e o conceito de Cosmoética, tendo, ainda, a possibilidade da elaboração do Código Pessoal de Cosmoética (CPC) e a aplicação da Inteligência Evolutiva (IE) em estratégias de interassistência como fatores essenciais para melhoria do holopensene planetário.
Interparadigmas Leuzene Salgues Ano 4 - N. 4: Diálogos Interparadigmáticos (2016)