O artigo aborda a auto-estima sadia e a patológica sob o enfoque do paradigma consciencial, apresentando as principais características e um exemplo de mecanismo de funcionamento que pode ocorrer na conscin com auto-estima patológica. O estudo foi embasado em autopesquisa e auto-experimentação da autora através de técnicas autoconsciencioterápicas, heteroobservações e revisão bibliográfica específica. São apresentados técnicas para a qualificação da auto-estima e indicadores de melhoria.
A proposta deste artigo é expor o estudo da relação entre auto-estima e síndrome de satélite a partir do paradigma consciencial, mostrando as características e decorrências desta síndrome e o modo de a consciência passar desse contexto para outro mais evoluído, através da reciclagem intraconsciencial.
O presente artigo é síntese das idéias apresentadas no curso Balanço Existencial, realizado no CEAEC, em fevereiro de 2003, extraídas, em parte, do curso Auto-estima e Evolução, ministrado desde 1999, pela autora deste artigo, em várias cidades no Brasil e Exterior. A proposta é relacionar auto-estima e proéxis dentro de uma abordagem conscienciológica, expondo alguns aspectos básicos da auto-estima sadia e patológica, sua relevância na proéxis e técnicas de aprimoramento. Os dados resultam de autopesquisa, heterobservações, relatos de pesquisadores da Conscienciologia e alunos em geral, pesquisa bibliográfica e anotações em cursos.