A Invexologia é o campo científico ou especialidade que estuda a filosofia, a técnica e a prática da invéxis, ou inversão existencial, na Intrafisicologia. O marco inicial dessa especialidade conscienciológica ocorreu em 1991, com o lançamento e proposição da técnica da inversão existencial pelo professor Waldo Vieira (1932–2015). Este artigo visa esclarecer os elementos estruturadores do Programa de Pesquisa da Invexologia e apresentar os próximos desafios para o desenvolvimento do grupo evolutivo dedicado à especialidade. O programa de pesquisa encontra-se em estágio inicial, tendo em vista a existência de definição, conceitos essenciais, glossário, bibliografia específica exaustiva, referências-chave, subespecialidades, métodos, técnicas e ferramentas. Entende-se que os próximos passos do programa de pesquisa envolvam a sistematização das bases científicas da inversão existencial por meio da construção grupal de quadro sinóptico das subespecialidades, além da organização de objetivos e metas coletivos com fins pesquisísticos.
Conscientia Igor Moreno, Deborah Leite, Diego Lopes, Kelly Weires Avelino Vol 28 - N. 3 - Jul. / Set. 2024 (2024-07)
O presente artigo propõe hipótese explicativa para a lógica paraeducativa da autoevolução a partir da experiência com o laboratório Pacificarium. O método empregado, análise qualitativa das autovivências dos autores e pesquisa bibliográfica, resultou na proposição de algumas propriedades do intermissivista na autoevolução rumo ao serenismo. A partir desta análise, conclui-se que a aplicação das ferramentas conscienciológicas em função das prioridades holocármicas pessoais consiste em método central comum a todo intermissivista.
Esta pesquisa apresenta reflexões e ferramentas para auxiliar inversores na qualificação da autocrítica através de estudo teático da Errologia. Para tal, expõe a problemática da dificuldade em lidar com os erros na juventude, discute a desdramatização dos erros pessoais e apresenta as relações entre o erro e a autenticidade invexológica. Por fim, a autora propõe a técnica da fatuística errológica com o objetivo de expandir a compreensão dos erros pessoais.