Resumo. Este artigo apresenta o inventariograma da evolução histórica e gesconográfica da Tenepessologia,
incluindo a primeira publicação oficial sobre tenepes de 1986, pelo pesquisador
Waldo Vieira (1932-2015) no tratado Projeciologia: Panorama das Experiências da Consciência Fora
do Corpo Humano, denominada Técnica dos Passes para o Escuro, e capítulos específicos sobre tenepes
em outros tratados da Conscienciologia, livros e a publicação de verbetes na Enciclopédia da
Conscienciologia. Analisa resultados considerados pelos autores conditio sine qua non para a sustentabilidade
e cientificidade da Tenepessologia, entre eles: mais de 389 autores publicaram 284
trabalhos na Revista Conscientia, 131 verbetes na Enciclopédia da Conscienciologia, 7 livros específicos
sobre tenepes e 13 livros com temas relacionados. Os autores buscaram os dados e fatos atinentes
ao assunto na revisão bibliográfica descrita acima, com recorte temporal de 1966 a 2023.
Conclui-se que o esforço dos tenepessistas-pesquisadores e interessados no tema foi fundamental
para progressão historiográfica da Tenepessologia.
Tenepessologia Rose Bays, Lygia Decker, Flávio Amado Ano 1 - N.1 - 2024 (2024)
Este artigo tem o objetivo de estimular reflexões sobre o exercício gráfico da síntese máxima de conteúdos ideativos relativos à prática e qualificação do tenepessismo, a partir da compilação de megapensenes trivocabulares tenepessísticos (Data-base:
abril de 2021), e da proposição de novos automegapensenes trivocabulares tenepessísticos, disponibilizando-os à conscins interessadas na autoqualificação mentalsomática tenepessística. A metodologia utilizada consistiu na pesquisa e seleção de megapensenes trivocabulares publicados e na escrita de 85 novos megapensenes trivocabulares, sistematizando-os em 4 categorias: 1. Megapensenes trivocabulares precursores (de au toria de Waldo Vieira), 2. Megapensenes trivocabulares tenepessísticos enciclopédicos (de vários autores da Enciclopédia da Conscienciologia – Data-base: abril de 2021), 3. Megapensenes trivocabulares tenepessísticos gesconográficos (de autoria de Aline Niemeyer – 2016) e 4. Automegapensenes trivocabulares tenepessísticos (de autoria da própria pesquisadora). O artigo apresenta a megapensenografia trivocabular tenepessística enquanto ferramenta de síntese pensênica e recurso inspirador da escrita de automegapensenes trivocabulares tenepessísticos por conscins interessadas na auto e heteroqualificação pró-tenepessismo.
Este artigo objetiva apresentar elementos para investigar, diagnosticar e compreender as dificuldades e mecanismos de defesa do ego (MDE) existentes em relação aos registros da tenepes e criar um diário individual para utilizá-lo durante o prazo de 12 meses. A metodologia utilizada foi o levantamento bibliográfico de publicações correlatas ao assunto; a análise de dados provenientes das investigações pessoais durante o Curso de Desenvolvimento Interassistencial (CDI) e a utilização de técnicas da Autoconsciencioterapia. Primeiramente, é feito levantamento dos principais benefícios da tenepessografia, em seguida é feita análise dos Mecanismos de Defesa do Ego que estão ativos e que contribuem para a estagnação dos apontamentos gráficos. A seguir são apresentadas as técnicas de Autoconsciencioterapia utilizadas para ampliação da pesquisa e chega-se à proposta da estrutura do diário pessoal da tenepes. Conclui-se que os registros ajudam sobremaneira no desenvolvimento pessoal, intraconsciencial, interassistencial e parapsíquico e contribuem para o avanço da especialidade conscienciológica Tenepessografologia
Conscientia Mariane Kaczmarek Jacob Vol 18, N. 4 - 2014 (2014-10)