O presente artigo objetiva explicitar a relação entre a autopesquisa aliada à conscienciometria e à autocientificidade com a maturidade emocional. A metodologia utilizada foi pesquisa bibliográfica em artigos, verbetes e livros correlacionados aos temas pesquisados, anotações pessoais de autoconscienciometria, reflexões e hetero-observações. O tema possui relevância em especial aos autopesquisadores interessados no
amadurecimento consciencial e na saúde emocional. As considerações finais reiteram a importância da análise de vieses e distorções pensênicas, posturas dogmáticas e anticientíficas nas autoavaliações para mitigar autoassédios e a desregulação emocional, visando aumentar o arcabouço de conhecimentos e técnicas para o autodomínio afetivo e psicossomático.
Conscientia Caroline Andreia Engelmann Vol. 24, N. 2 (2020) (2020-04)
No presente artigo, são analisados alguns aspectos do humor no contexto
da desperticidade consciencial. Busca-se evidenciar como as variações extremas de humor ou estados emocionais desequilibrados podem comprometer o compléxis de uma conscin. Procura-se mostrar que o humor sereno ou humor estável catalisa a proéxis não apenas pessoal, mas principalmente grupal. Evidenciam-se algumas práticas simples que podem ajudar o pré-desperto a manter o estado de humor em harmonia.