O presente artigo aborda o efeito das emoções, quando ainda não dominadas pelo mentalsoma, na manifestação consciencial. Especial enfoque é conferido à relação das emoções dominadoras e ao atributo mentalsomático imaginação. Nesse sentido são usadas 10 variáveis analíticas, com vistas a ampliar a cosmovisão sobre o tema. São elas: incidência, etiologia, contágio, evolução,
diagnóstico, terapêutica, prognóstico, profilaxia, conscienciometria e materpensene. Introduz-se o conceito de autodomínio psicossomático, apresentando-o ao modo de meta evolutiva prioritária para os pré-serenões interessados nas pesquisas da Conscienciologia.
Conscientia Maximiliano Haymann Vol. 10 - N. 2 - Abr. / Jun. 2006 (2006-04)
O presente artigo é síntese das idéias apresentadas no curso Balanço Existencial, realizado no CEAEC, em fevereiro de 2003, extraídas, em parte, do curso Auto-estima e Evolução, ministrado desde 1999, pela autora deste artigo, em várias cidades no Brasil e Exterior. A proposta é relacionar auto-estima e proéxis dentro de uma abordagem conscienciológica, expondo alguns aspectos básicos da auto-estima sadia e patológica, sua relevância na proéxis e técnicas de aprimoramento. Os dados resultam de autopesquisa, heterobservações, relatos de pesquisadores da Conscienciologia e alunos em geral, pesquisa bibliográfica e anotações em cursos.