O artigo apresenta uma visão geral sobre a preceptoria parapedagógica com ênfase na que acontece durante o Curso para Formação de Professores de Conscienciologia (CFPC) da Reaprendentia e no Programa de Estudos Dirigidos (PED). Explica o papel do preceptor e as principais competências e atributos necessários para exercer essa função assistencial. Explora as possíveis problemáticas do professorando durante o curso e as possíveis soluções nas quais o preceptor poderá atuar. Apresenta uma estrutura inicial dessa prática que pode ser aprimorada para o desenvolvimento da docência conscienciológica e outros contextos do processo de ensino aprendizagem.
Parapedagogia Natalia Mariela Fuentes ANO 8, NÚMERO 8, OUTUBRO DE 2018 (2018)
Baseada em vivências do autor, como docente e professor orientador (PO), é proposta a Técnica Geradora de Gescons (TGG) como instrumento eficaz, capaz de auxiliar a qualquer interessado na implementação da primeira gescon (e além). Esse costuma ser o gargalo para a maioria dos pesquisadores que almejam escrever, mas se perdem na falta de foco e excesso de (auto)exigências. A TGG busca dar ao interessado o ambiente mais favorável para o desenvolvimento das ideias: aparentemente informal e com interlocutor conhecido. Assim, o conteúdo veiculado é passado com confiança e teaticidade, potencializando a tares.
Parapedagogia Felix Wong ANO 4, NÚMERO 4, OUTUBRO DE 2014 (2015)
Esse artigo objetiva expor as reciclagens intraconscienciais promovidas pela autora em decorrência da coordenação do curso Pacifismologia do Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia (IIPC), no Centro Educacional de Autopesquisa (CEA), da cidade do Rio de Janeiro (RJ), no período de agosto a outubro de 2014. São apresentadas reflexões realizadas dentro e fora da sala de aula e elencadas situações de conflitos, notadamente no âmbito do voluntariado Conscienciológico. O método empregado consistiu no levantamento das anotações e reflexões pessoais da autora realizadas durante a imersão no holopensene da Pacifismologia. Por fim são expostas as técnicas aplicadas visando obter maior pacificação íntima e, consequentemente, menor nível de conflitividade.
Parapedagogia Karina Eliachar ANO 5, NÚMERO 5, OUTUBRO DE 2015 (2015)
Esse artigo objetiva expor as reciclagens intraconscienciais promovidas pela autora em decorrência da coordenação do curso Pacifismologia do Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia (IIPC), no Centro Educacional de Autopesquisa (CEA), da cidade do Rio de Janeiro (RJ), no período de agosto a outubro de 2014. São apresentadas reflexões realizadas dentro e fora da sala de aula e elencadas situações de conflitos, notadamente no âmbito do voluntariado Conscienciológico. O método empregado consistiu no levantamento das anotações e reflexões pessoais da autora realizadas durante a imersão no holopensene da Pacifismologia. Por fim são expostas as técnicas aplicadas visando obter maior pacificação íntima e, consequentemente, menor nível de conflitividade.
Parapedagogia Karina Eliachar ANO 4, NÚMERO 4, OUTUBRO DE 2014 (2015)
Baseada em vivências do autor, como docente e professor orientador (PO), é proposta a Técnica Geradora de Gescons (TGG) como instrumento eficaz, capaz de auxiliar a qualquer interessado na implementação da primeira gescon (e além). Esse costuma ser o gargalo para a maioria dos pesquisadores que almejam escrever, mas se perdem na falta de foco e excesso de (auto)exigências. A TGG busca dar ao interessado o ambiente mais favorável para o desenvolvimento das ideias: aparentemente informal e com interlocutor conhecido. Assim, o conteúdo veiculado é passado com confiança e teaticidade, potencializando a tares.
Parapedagogia Felix Wong ANO 5, NÚMERO 5, OUTUBRO DE 2015 (2015)