O artigo apresenta balanço do desenvolvimento da especialidade Seriexologia, aplicando de maneira adaptada o instrumento de pesquisa proposto por Zaslavsky (2021, p. 3 a 5), condensando em 20 os 23 itens de avaliação do grau de maturidade de especialidade de pesquisa conscienciológica. Adaptou-se ao questionário uma escala avaliativa com notas de 0 a 5, justificando os itens com base nos fatos, objetivando identificar forças e pontos positivos ainda não apropriados, além de fraquezas e omissões insuspeitas do trabalho grupal. Os resultados prévios apontam para maturidade de nível médio alto na escala de desenvolvimento da especialidade. Houve avaliações positivas em vários itens, destacando-se: 1. Diretriz da grupalidade na condução das pesquisas na IC; 2. Existência de tratado da especialidade; 3. Concretização do periódico científico próprio da Seriexologia; 4. Projeto Tesauro Seriexológico; 5. Elaboração do quadro sinóptico da especialidade; 6. Elevado sinergismo atividade de pesquisa–atividade parapedagógica na IC.
Este trabalho objetiva fomentar o debate acerca da parepistemologia conscienciológica e propor modelo metodológico para o estudo e criação de verpons. A preocupação predominante é com a construção de conhecimento dentro do paradigma consciencial e a qualificação da pesquisa. O autor recolheu características e inclinações pessoais na elaboração de conteúdo parapsíquico, chegando à proposta vigente. Antes de tudo, reconhece enquanto fundamental a aplicação teática do princípio da descrença e a sistematização da experiência pessoal. A partir de então, argumenta sobre metodologias pessoais para a aferição e criação de verpons. O automecanismo de pesquisa proposto significa a assunção da autonomia assistencial e pesquisística da conscin consciencióloga.
Parapedagogia André Petry Gonçalves ANO 7, NÚMERO 7, OUTUBRO DE 2017 (2017)