O presente artigo tem como objetivo descrever a atividade de incentivo à escrita verbetográfica, denominada Desafio Verbetológico: 15 neoverbetógrafos em 2018, idealizado para os voluntários do Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia (IIPC) – Centro Educacional de Autopesquisa (CEA) Londrina, PR, bem como expor reflexões e explorar os resultados alcançados. A metodologia utilizada foi a auditoria estatística dos resultados obtidos. O embasamento teórico em bibliografias específicas auxiliou na análise de informações e composição de memorial descritivo da implementação do projeto. A atividade fomentou significativamente a escrita verbetográfica no CEA, elevando de 0 para 8 o número de verbetorandos. Na conclusão do artigo são expostos pontos positivos alcançados e tecidas reflexões sobre profilaxias passíveis de assegurar maior sustentabilidade ao projeto.
Este artigo tem por objetivo ressaltar elementos sustentadores da democratização paradireitológica e holofilosófiaca regentes da acessibilidade à Enciclopediologia Conscienciológica, em contraponto ao movimento enciclopédico iluminista. Faz considerações quanto aos meios disponíveis e viabilizadores da aproximação do leitor e do verbetógrafo. Circunscrito ao verbertorado, para o acolhimento à maxiproéxis no âmbito enciclopédico, com a garantia da liberdade à autoinclusão verbetográ' ca voluntária da conscin interessada, intermissivista ou não, detalham-se: a Parapedagogiologia ínsita na estilística enciclopédica orientadora e facilitadora da escrita dos verbetes, criada e difundida pelo propositor e organizador da Enciclopédia da Conscienciologia Waldo Vieira (1932–2015); a criação de fórmula padrão de comunicação no formato chapa verbetográ' ca e as repercussões desse modelo mentalsomático, quando aplicado sistematicamente, na retilinearidade pensênica dos neoverbetógrafos; a iniciativa, o propósito e a panorâmica estatística da abrangência geográ' ca do Programa Verbetografia a enquanto curso facilitador à apreensão do estilo verbetográfico. Nos argumentos conclusivos são comentadas vantagens evolutivas obtidas pelos verbetógrafos dedicados.