A TÉCNICA DO ESPELHAMENTO EVOLUTIVO E A DOCÊNCIA CONSCIENCIOLÓGICA

Parapedagogia

O artigo apresenta a técnica do espelhamento evolutivo relacionando-a com a docência conscienciológica. O método de investigação é a autopesquisa de campo parapedagógico e pesquisa bibliográfica complementar. A vivência da autora, como discente e docente de Conscienciologia há quase duas décadas, reforça a hipótese da força didática do exemplo e do esclarecimento com base na experiência pessoal, qual espelho evolutivo. A autoimagem real é condição para um espelhamento sem distorções, favorecendo a tares. Propõe etapas da dessoma da autoimagem idealizada, a partir da experiência da autora e observada em outros compassageiros evolutivos, em analogia à teoria de Kübler-Ross (1991) sobre a reação dos pacientes terminais perante a morte iminente: negação, raiva, barganha, depressão, aceitação e mudança. Apresenta ainda taxologia de distorções na autopercepção, dificultadoras de um espelhamento evolutivo eficaz.

Autor(es): Eliana Manfroi Edição: ANO 1, NÚMERO 1, OUTUBRO DE 2011