O artigo apresenta balanço do desenvolvimento da especialidade Seriexologia, aplicando de maneira adaptada o instrumento de pesquisa proposto por Zaslavsky (2021, p. 3 a 5), condensando em 20 os 23 itens de avaliação do grau de maturidade de especialidade de pesquisa conscienciológica. Adaptou-se ao questionário uma escala avaliativa com notas de 0 a 5, justificando os itens com base nos fatos, objetivando identificar forças e pontos positivos ainda não apropriados, além de fraquezas e omissões insuspeitas do trabalho grupal. Os resultados prévios apontam para maturidade de nível médio alto na escala de desenvolvimento da especialidade. Houve avaliações positivas em vários itens, destacando-se: 1. Diretriz da grupalidade na condução das pesquisas na IC; 2. Existência de tratado da especialidade; 3. Concretização do periódico científico próprio da Seriexologia; 4. Projeto Tesauro Seriexológico; 5. Elaboração do quadro sinóptico da especialidade; 6. Elevado sinergismo atividade de pesquisa–atividade parapedagógica na IC.
O contexto do Espiritismo francês do século XIX é relevante fonte de pesquisa seriexológica. O artigo descreve o planejamento do experimento de visitação de locais relacionados a este grupo evolutivo, em específico à personalidade de Hyppolyte Léon Denizard Rivail (1804–1869), mais conhecido pelo pseudônimo Allan Kardec. Utiliza-se o método da pesquisa bibliográfica e filmográfica para planejamento e seleção dos locais visitados, seguindo-se à pesquisa de campo para a observação direta das parapercepções nos endereços escolhidos. Os resultados do mapeamento das parapercepções dos pesquisadores in loco são apresentados. Ao final, decorrem-se algumas reflexões acerca da preservação da memória do Espiritismo em Paris e a análise das hipóteses autosseriexológicas possíveis de serem levantadas a partir dos indícios parapsíquicos colhidos no experimento.
Multiexistentia Alexandre Daibert, Andrêssa Lima N. 1. Ano 1 - 2023 (2023)
O presente trabalho parte de parafenômeno vivenciado pelos autores, aplicantes da
técnica da dupla evolutiva, no qual a duplista teve acesso holomnemônico referente a possível retrovida conjunta. O objetivo é a partir de tal parafato levantar análise exaustiva das hipóteses e implicações de pesquisa decorrentes desta vivência, sistematizando de maneira gráfica em linha do tempo para-historiográfica. A retrocognição aponta para uma retrorrelação dos duplistas na condição de pai e filha, no Século XVII, da qual existem registros historiográficos disponíveis sobre as personalidades em questão. Parte-se desta hipótese para realizar a análise seriexométrica aplicada à relação de pai e filha da época. A análise conjunta das linhas do tempo para-historiográficas de cada um dos duplistas permite levantar novas hipóteses de vidas em diferentes papéis ou tipos de relações interconscienciais. O entrecruzamento das análises demonstra consistência e enriquece a pesquisa em relação à Duplocarmologia.