Este artigo objetiva trazer reflexões e levantar questionamentos sobre o que estamos denominando fazer parapedagógico - quarta etapa do Ciclo de Qualificação da Práxis Parapedagógica, conceito que a Reaprendentia utiliza em seu Curso para Formação de Professores de Conscienciologia (ano-base: 2013). O fazer parapedagógico refere-se ao processo de parapreceptoria em que há contato dos amparadores de função e da própria equipe extrafísica com professores e alunos nas aulas de Conscienciologia ministradas por professores ativos ou em formação. Trata-se de constructo já vivenciado por muitos professores veteranos, porém ainda pouco estudado. No presente texto, refletimos sobre sua natureza parapsíquica, sua aplicabilidade, os fenômenos presentes, suas repercussões e desdobramentos decorrentes dessa etapa. Debatemos ainda a importância da identificação, interpretação e uso autoconsciente das mensagens e insights trazidos pelos amparadores ao corpo docente com o objetivo principal de esclarecer o corpo discente da forma mais pontual e interassistencial possível: o que estamos chaman do de transposição paradidática. Por fim, propomos questionamentos que nos ajudem a ampliar nossa compreensão e utilização cosmoética e autolúcida do conceito principal deste artigo. Concluímos sugerindo uma reflexão aberta e questionadora sobre a precisão neologística da expressão composta fazer parapedagógico. Em uma breve explanação , podemos dizer que: (1) os conteúdos referem-se aos conhecimentos (sejam eles formais ou informais), as vivências e reflexões do professor de Conscienciologia; (2) a transposição didática estuda a melhor maneira de o professor promover a recuperação e/ou construção do conteúdo da aula com os alunos; (3) a interação com o campo energético parapedagógico permite ao professor perceber a dinâmica do campo instalado em sala, suas inter-relações e repercussões; 1 Para mais detalhes sobre o Ciclo, favor ler artigo do mesmo autor neste número da Revista de Parapedagogia. ALVES, Hegrisson. Fazer Parapedagógico: Parapreceptoria na Docência Conscienciológica. 31-39
Parapedagogia Hegrisson Alves ANO 3, NÚMERO 3, OUTUBRO DE 2013 (2013)