Apresenta-se neste artigo o trabalho terminológico que vem sendo realizado por equipe de orismólogos do Holociclo na elaboração do Dicionário de Especialidades da Conscienciologia, mais especificamente no que concerne à sua metodologia de tratamento sistemático dos termos. Expõe-se sobre o aspecto central que as especialidades e as logias conscienciológicas têm ocupado nas pesquisas da consciência. Descrevem-se os procedimentos adotados pela equipe para constituição da categorização temática das entradas do projeto e conclui-se que tal metodologia vem incrementando os resultados, repercutindo no aprofundamento e qualificação terminológica, auxiliando também no estabelecimento das relações pesquisísticas interdisciplinares ou transdisciplinares, intra e intergrupos de especialidades.
Conscientia Ivone Cubarenco, Augusto Freire, Cristina Pacheco, Regina Camarano, Luiz Oliveira Vol 26 - N. 2 - 2022 (2022-04)
O propósito principal deste artigo, autocrítico pelo ângulo da neociência Conscienciologia, é analisar a comunicação conscienciológica, ou seja, a escrita científica cosmoética da Conscienciologia, envolvendo questões tais como gênero, estilo, afora estas cinco notáveis ameaças potenciais à cientificidade e à Cosmoética, discutidas na primeira seção do trabalho, com ênfase na primeira: acadêmica, burocrática, especialista, política, religiosa. A segunda seção do texto trata da escrita científica cosmoética na Conscienciologia propriamente, comparando-a com a escrita científica acadêmica e propondo o ensaio
conscienciológico enquanto gênero conscienciológico válido de escrita. A proposta aqui é almejar a polimatia e a transdisciplinaridade dentro do paradigma consciencial - mantendo a singularidade da Conscienciologia: combinar e equilibrar científica e cosmoeticamente essas duas exigências da Neociência desafia constantemente seus pesquisadoresautores. A última seção relaciona a docência conscienciológica à presente investigação sobre escrita e pesquisa aproveitando ensinamentos obtidos de vivências pessoais.