Em 2017 a Reaprendentia completa sua primeira década. A quantidade de atividades realizadas cotidianamente no voluntariado pode envolver toda a atenção dos voluntários, e não raro muitos dados sobre os esforços realizados se perdem no tempo em função da falta do registro histórico. Este artigo tem o objetivo de fazer um registro histórico dos principais fatos e realizações que marcaram a primeira década da Reaprendentia.
Parapedagogia Ernani Brito, Glória Matuchewski, Ruy Bueno, Júlio César Royer, William Klein ANO 7, NÚMERO 7, OUTUBRO DE 2017 (2017)
Este artigo objetiva compartilhar com pesquisadores e pesquisadoras da Parapedagogia e professores e professorandos da Conscienciologia, parte das autoexperiências parapsíquicas do autor ocorridas nas atividades para formação docente, em especial no tocante à percepção e interação com a Paraelencologia presente nestas atividades, tratadas ao modo de hipóteses. O método utilizado foi a realização de auto -observação e de registros das autoparapercepções e dos insights, observação dos fatos e parafatos e confrontação das parapercepções pessoais com as de outros participantes da atividade formativa, ocorridos antes e durante os estágios docentes. As principais ferramentas utilizadas foram a autoparaperceptibilidade e a autocrítica. Sinteticamente, os aprendizados ocorridos com a autoexperimentação foram: todo avanço alcançado pela consciência necessita ser explicitado e valorizado; toda conscin pode estar sendo exemplo para uma ou mais consciexes; a assistência realizada diretamente ao e pelo professorando indiretamente repercute no seu grupo evolutivo mais próximo; os estágios docentes fornecem oportunidades concretas de interassistência, de desenvolvimento do autoparapsiquismo interassistencial e da confiança nas parapercepções pessoais, semelhantes às oportunidades ocorridas nas dinâmicas parapsíquicas; é imprescindível, no desenvolvimento das práticas parapedagógicas - e obviamente em qualquer outro contexto - o respeito aos limites, escolhas e dificuldades de todas as consciências.
Parapedagogia Álvarez Dantas ANO 2, NÚMERO 2, OUTUBRO DE 2012 (2012)