Este artigo objetiva compartilhar com pesquisadores e pesquisadoras da Parapedagogia e professores e professorandos da Conscienciologia, parte das autoexperiências parapsíquicas do autor ocorridas nas atividades para formação docente, em especial no tocante à percepção e interação com a Paraelencologia presente nestas atividades, tratadas ao modo de hipóteses. O método utilizado foi a realização de auto -observação e de registros das autoparapercepções e dos insights, observação dos fatos e parafatos e confrontação das parapercepções pessoais com as de outros participantes da atividade formativa, ocorridos antes e durante os estágios docentes. As principais ferramentas utilizadas foram a autoparaperceptibilidade e a autocrítica. Sinteticamente, os aprendizados ocorridos com a autoexperimentação foram: todo avanço alcançado pela consciência necessita ser explicitado e valorizado; toda conscin pode estar sendo exemplo para uma ou mais consciexes; a assistência realizada diretamente ao e pelo professorando indiretamente repercute no seu grupo evolutivo mais próximo; os estágios docentes fornecem oportunidades concretas de interassistência, de desenvolvimento do autoparapsiquismo interassistencial e da confiança nas parapercepções pessoais, semelhantes às oportunidades ocorridas nas dinâmicas parapsíquicas; é imprescindível, no desenvolvimento das práticas parapedagógicas - e obviamente em qualquer outro contexto - o respeito aos limites, escolhas e dificuldades de todas as consciências.
Parapedagogia Álvarez Dantas ANO 2, NÚMERO 2, OUTUBRO DE 2012 (2012)