Este artigo apresenta resultados da pesquisa do Colégio Invisível da Tenepessologia (CIT), sobre a influência da pandemia de Covid-19 na tenepes, considerando amostragem de 79 tenepessistas. A metodologia consistiu na utilização de questionários online (idiomas português, espanhol e inglês) com questões de múltipla escolha e abertas. As informações compiladas foram mantidas em sigilo e utilizadas anonimamente. O questionário foi composto por 3 partes. Na 1ª parte, o participante respondeu questões relativas à percepção na tenepes, considerando o padrão predominante antes da
pandemia. Na 2ª parte respondeu às mesmas questões, considerando o padrão predominante na tenepes durante a pandemia. E na 3ª parte, informou opcionalmente idade, local de residência, tempo de tenepessismo e outros. O artigo apresenta resultados compilados entre abril de 2020 e abril de 2022, em tabelas destacando parâmetros que sofreram influências da pandemia, e conclui com reflexões sobre a importância da pandemia de Covid-19 na interassistência tenepessística.
A experimentação da prática da tenepes durante gestação biológica é abordada no presente artigo. São descritos cronologicamente eventos anteriores à tenepes, seu início, realização durante e após a gravidez. Os resultados da experiência demonstram a viabilidade concomitante da gestação e manutenção da tenepes, sem necessidade de adiamento do início da prática ou sua interrupção em razão da maternidade.