O objetivo do presente trabalho é integrar epistemologicamente a especialidade Ressomatologia e a Síndrome do Estrangeiro e propor o conceito da SubSíndrome do Estrangeiro. A metodologia no desenvolvimento foi por meio de revisão bibliográfica e da experiência do autor como docente elaborar uma análise lógica evidenciando a relação entre as temáticas. A estruturação se apresenta da seguinte maneira: I - Ressomatologia: definição, conceito e desenvolvimento do tema; II - Síndrome do Estrangeiro: definição, conceito e desenvolvimento do tema; III - Relação da Ressomatologia com a Síndrome do Estrangeiro; IV - SubSíndrome do Estrangeiro. A conclusão foi que a Síndrome do estrangeiro está contida dentro da especialidade Ressomatologia, sendo, portanto, pertinente o estudo da Síndrome para os especialistas, assim como a pesquisa da proposição da Subsíndrome do Estrangeiro.
Homo Ressomaticus Antonio Leon Ano 2, N. 2 - 2024 (2024-08)
A essência da neoteoria síndrome do estrangeiro (SEST) ou síndrome de abstinência do curso intermissivo, publicada em 1989, analisa a problemática intraconsciencial que tem a sua etiologia no conflito magno entre curso intermissivo e execução da proéxis (programação existencial). Considerada verpon (verdade relativa de ponta) na área da Conscienciologia, a hipótese utiliza o paradigma consciencial para elucidar aspectos mais obscuros da Assistenciologia, descrevendo o choque paracultural entre as realidades extrafísica e intrafísica que pode provocar um quadro de inadaptação social na conscin –
consciência intrafísica. Classificada no campo da Consciencioterapia, a SEST propõe um modelo metodológico criativo que estimula a interdisciplinaridade.