Este artigo objetiva apresentar proposta de dicionário afetivo positivo ou pró-evolutivo. O estudo pretende demonstrar, sinteticamente, a utilidade da obra, os propósitos almejados e a estrutura de construção léxica. Ao longo do texto são explicitados os níveis dessa estruturação, os itens constitutivos, a finalidade e as associações internas de cada variável para se alcançar a elaboração de lista ampla e significativa de sentimentos evolutivamente funcionais.
O presente artigo apresenta duas técnicas de análise pelas sinonímias aplicadas às questões do Conscienciograma, favorecendo a reflexão do pesquisador a partir das sutilezas das nuanças dos significados das palavras componentes de cada pergunta.
A primeira parte do artigo apresenta a metodologia da técnica da análise rápidapelas sinonímias aplicada ao Conscienciograma.
A segunda parte apresentaa metodologia da técnica da análise detalhada pelas sinonímias aplicada ao
Conscienciograma. A terceira parte aborda otimizações e evitações na aplicação das metodologias. Nas considerações finais são ressaltadas as técnicas enquanto agentes de desdramatização da autopesquisa pelo Conscienciograma e a importância do uso da tecnicidade cognitiva enquanto potencializador do autodiscernimento nas pesquisas conscienciometrológicas.
A metodologia utilizada foi a Lexicologia: dicionários impressos e eletrônicos de sinônimos, de ideias afins e a conscienciografia
Glasnost Ana Flávia Magalhães v. 2 n. 2 (2015) (2015)