O objetivo do presente artigo é realizar um estudo da aplicação da autocrítica cosmoética, a partir do interesse persistente do próprio pesquisador, dedicado ao aprofundamento da distinção dos tipos de críticas sadias ou não, benefícios e condições otimizadas para técnica da conscin-cobaia voluntária. Este texto disserta sobre a importância da autocriticidade sadia, e lista 16 benefícios auferidos a partir da autocrítica sadia diferenciando-a da criticidade patológica. Os conceitos e técnicas apresentados têm aplicação no contexto da Conscienciometrologia e relevância para autoprogramação existencial.
Conscientia Cláudio Lima Monteiro Vol 17, N. 1 - 2013 (2013-01)
Este artigo analisa os mecanismos comportamentais, automáticos, inconscientes ou conscientes, durante as inter-relações cotidianas enfocando as reações emocionais e imaturas. Propõe roteiro metodológico para a autoanálise das emoções, visando à evolução consciencial pelas inter-relações multidimensionais. Explora automatismos emocionais, descrevendo seu modus operandi e exemplificando em autovivências o método proposto. Aponta o sucesso das recins pró--evolutivas, priorizando a razão, o discernimento, a lógica, atributos mentaissomáticos, sobre o emocionalismo dramático.
Conscienciologia Aplicada Ana Seno Ano 10 – N.08 – 2010 (2010)
Este artigo trata das relações entre a tenepes e dupla evolutiva, técnicas baseadas em relações de intimidade com fins assistenciais entre duas consciências. Representa o resultado de pesquisas realizadas ao longo de mais de uma década de vivência teática da dupla evolutiva e da prática da tenepes pelo autor, a partir do registro e análise de fatos vivenciados em dupla, da autoanálise crítica e também da heteroanálise seguida de reflexão. O artigo apresenta traços-força que o praticante duplista pode desenvolver com evolução de suas práticas assistenciais servindo como esquema de autoanálise da condição da tenepes. Apresenta também aspectos da sinergia existente entre a dupla evolutiva e a prática da tenepes propondo aspectos otimizadores da assistencialidade da dupla e entre a dupla como pilares do desenvolvimento da tenepes.