Este artigo tem por objetivo apresentar a proposta, características, tratamento e co morbidades da neoparapatologia Menoridade Intelectual (MI), assim denominada em virtude da aceitação passiva da conscin, sem análise crítica, de conhecimentos, informações ou opi niões de terceiros, apresentando restringimento da autonomia cognitiva e do progresso in telectual, com prejuízo maturológico, proexológico e autoevolutivo. A pesquisa demonstra que a dificuldade, até o momento, do reconhecimento da MI como um diagnóstico diferencial se deve ao fato de os principais sinais e sintomas, a credulidade e heteronomia cognitiva, serem considerados comportamentos normais (normose) para muitas pessoas. A metodologia da pesquisa está fundamentada na aplicação da autora das 4 fases do processo conscienciote rápico e pesquisa temática nos artefatos do saber da Conscienciologia, Filosofia, Educação, Psicologia e Psiquiatria. A conclusão aborda a eficácia e organização lógica do método de pesquisa utilizado e a importância dos autoesforços da conscin de seu desenvolvimento cognitivo e intelectual, independente de influência externa, com auto e heterocriticidade e permitindo- -se o benefício da dúvida (Descrenciologia), como fazem o livre-pensador e o pesquisador cons cienciológico teático.