Este artigo tem a proposta de incentivar a prática da técnica da reciclagem existencial (recéxis), apresentando abordagens e informando sobre técnicas já existentes que visam auxiliar o reciclante existencial enquanto conscin aplicante. O intuito é contribuir para a sistematização das propostas teóricas e técnicas do corpus da Recexologia, possibilitando a autovivência relativa à referida técnica. Na pesquisa foi realizado levantamento bibliográfico, no qual se destacou o autor Waldo Vieira (1932–2015), propositor da técnica e da Conscienciologia, como o mais citado pesquisador do assunto. Além dele, outras publicações de referência, especialmente das autoras Marta Ramiro (1953–) e Luimara Schmit (1971–) foram utilizadas para embasar as ideias propostas. Os resultados evidenciaram a necessidade de se realizar mais debates sobre o assunto para promover novas ideias e gerar verpons que possam auxiliar os interessados na aplicação da recéxis.
O presente artigo visa abordar, a partir da análise das vivências de ambos os autores, as reciclagens necessárias a serem realizadas por aqueles interessados em aplicar a técnica da dupla evolutiva. Para isso, o laboratório pessoal dos autores é trazido de maneira a exemplificar o conceito abordado, além de ferramentas que visam auxiliar as conscins que almejam a aplicação da referida técnica. O objetivo do texto é o de desmitificar o conceito de dupla evolutiva, trazendo a tecnicidade existente na proposta.
Conscientia Bárbara Maia, Douglas H. Montenegro Vol. 19 - N. 4 - Out. / Dez. 2015 (2015-10)
Com base no Paradigma Consciencial, o artigo objetiva oferecer possibilidades de promover reciclagens intraconscienciais (recins) através da apresentação das vivências da autora, utilizando-se de relato expositivo. Descortina-se, por meio da explanação da autopesquisa, o caminho percorrido desde a compreensão da vivência do porão até a condição da saúde consciencial. Evidencia-se a necessidade da continuidade das recins e do fato de o descrito no presente artigo ser apenas uma das muitas possibilidades de reciclagem.
Conscientia Bárbara Maia Vol 18, N. 4 - 2014 (2014-10)